Beira: Lançamento do livro “Por Que É Um Livro Mágico?”, de Pedro Pereira Lopes e Angelina Neves

Descrição

No dia 22 de junho de 2021, às 17h30, terá lugar na cidade da Beira, no Camões – Centro Cultural Português, polo na Beira, o lançamento do livro “Por Que É Um Livro Mágico?”, com texto dos escritores Pedro Pereira Lopes e Angelina Neves e ilustrações de Maurício Negro. Esta sessão de apresentação do livro, que tem a chancela da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP), vai contar com a presença de um dos autores, Pedro Pereira Lopes e com a apresentação de Cristóvão Seneta.

Sobre o livro: “Por que é um Livro Mágico?”, perguntam os autores, convidando-nos a embarcar como se fosse a bordo de um tapete voador, numa viagem fantástica ao mundo que a leitura de um texto, tão encantador e cativante como este. Proporciona ao jovem leitor. Nesta obra, tecida a quatro mãos, com muita arte e engenho, por Pedro Pereira Lopes e Angelina Neves, as ilustrações do brasileiro Maurício Negro rivalizam em beleza com a escrita dos dois aclamados autores moçambicanos. (…) “Rogério Andrade Barbosa”.

Biografia dos autores:

Pedro Pereira Lopes nasceu em 1987, na província da Zambézia. Estudou Políticas Públicas em Pequim e ensina numa Universidade em Maputo. Publicou os livros infantojuvenis “O homem dos 7 cabelos” (2012), Prémio Lusofonia em 2010, “Kanova e o Segredo da Caveira” (2013), “Viagem pelo mundo num grão de pólen e outros poemas” (2014), “A História do João Gala-Gala” (2017), em coautoria com o músico Chico António, e “O Comboio que andava de chinelos” (2019), Prémio Maria Odete de Jesus, em 2016.

Angelina Neves nasceu em 1951, em Maputo. Professora do ensino pré-primário e primário, escreveu e publicou mais de 50 livrinhos infantis, desenvolvidos na sua maioria para projetos ligados à divulgação e defesa dos direitos das crianças e de incentivo à leitura para organizações como a UNICEF, Save the Children, Associação Progresso, HandiCup, a ex-Secretaria de Estado da Acão Social, APOSEMO, Plan International e Cruz Vermelha. É membro fundador do Circo da Paz, um projeto de educação para a paz dos jovens, através das artes, criado em 1994, após o acordo de paz assinado entre o Governo de Moçambique e a Renamo. Venceu vários prémios, entre eles o Prémio PALOP para contos tradicionais (2010).

Maurício Negro é brasileiro, nascido em São Paulo, em 1969. Ilustrador, escritor, designer gráfico, pesquisador, gestor de projetos. Sua produção é marcada pela natureza e pela diversidade cultural, sobretudo não eurocêntrica e brasileira, com ênfase nas perspetivas indígenas e africanas. É autor de vários livros, publicados por diferentes editoras brasileiras e estrangeiras. Membro do conselho gestor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB).