Beira: Lançamento do livro “Sopro”, de Nelson Elineu
Descrição
Terá lugar no Camões - Centro Cultural Português (CCP) na Beira, no dia 12 de março de 2024, pelas 17h00, o lançamento do livro "Sopro", de Nelson Lineu.
O livro de contos, intitulado “Sopro”, tem a chancela da Editora TPC e será apresentado por Martins Mapera, académico na Universidade Licungo.
Esta iniciativa conta com apoio do Camões, I.P..
Sobre o livro
“Sopro” é um livro de contos que aborda a corrupção, o custo de vida, o trabalho infantil, a ausência de um sonho moçambicano, a dicotomia individualismo vs. coletivismo e a supremacia de um grupo sobre os outros como consequências do mal-estar no país, não como as suas causas.
Neste livro, a ficção procura suporte na realidade para convencer o leitor, e os factos apelam verosimilhança para a ficção numa cumplicidade que se torna no valor estético da obra, como atesta o professor de Literatura e crítico literário Albino Macuácua: “A «condição prosaica» das personagens presentes nos textos enforma-se a partir de episódios e situações comuns do nosso dia a dia, que se misturam com o universo místico, mas com a particularidade de terem fins surpreendentes e inimagináveis”.
Sobre o autor
Nelson Lineu é licenciado em Filosofia, pela Universidade Eduardo Mondlane. É Professor de Filosofia e de História da Arte na Escola Nacional de Artes Visuais. É membro efetivo da Associação dos Escritores Moçambicanos e membro fundador do Movimento Literário Kuphaluxa, onde foi Diretor Geral da Revista Literatas (Revista de Literatura Moçambicana e Lusófona).
Lineu foi co-roteirista na telenovela moçambicana “Maida” e na série moçambicana “A Infiltrada”.
No cenário literário, publicou “Sopro” (2023), o conjunto de crónicas “O Passo certo no caminho errado” (2020), “Asas da água” (2019) e “Cada um em mim” (2014).
Na qualidade de copywriter, passou por Anima - Estúdio Criativo (2017) e Grow, Agência de Comunicação e Publicidade (2018).
Nelson Lineu também apresentou e produziu, em 2016, o programa radiofónico literário “Da Palavra ao Livro”.