Beira: Programa "De Museu em Museu, ao (re)encontro da Arte!"

Descrição

O programa “De Museu em Museu, ao (re)encontro da Arte!” volta ao Camões - Centro Cultural Português (CCP) na Beira, para uma sessão especial inscrita nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, que terá lugar a 19 de abril de 2024, às 20h00.

O evento vai contar com José Lages, Diretor do Museu da Guerra Colonial (MGC), situado em Vila Nova de Famalicão, em Portugal. Num evento a distância, com transmissão na página do Facebook do CCP na Beira, será feita uma visita ao MGC como forma de ilustrar o percurso do antigo combatente na Guerra Colonial.

O MGC resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (Delegação de V.N.F. e Nacional) e o Externato Infante D. Henrique. O conteúdo e a metodologia, recolha, tratamento, organização e estudo das fontes resultaram de um projeto pedagógico dirigido por José Manuel Lages e 32 alunos em colaboração com as entidades referidas.

Inaugurado no dia 23 de abril de 1999, o MGC situa-se na freguesia de Ribeirão, ocupando uma área de 1500 metros quadrados. A gestão do Museu é da responsabilidade da Associação do Museu da Guerra Colonial, na qual figuram os sócios fundadores coletivos e individuais. Esta estrutura integra a Rede de Museus de Vila Nova de Famalicão e tem protocolos de colaboração com as Forças Armadas Portuguesas.