Berlim: Concerto “Em Movimento Perpétuo – Centenário de Carlos Paredes”, pelo trio Serenata Portuguesa

© Eduardo Gageiro
Calendário
Camões, I.P.
Data
01.04.2025
Localização
Berlim

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português em Berlim, em colaboração com o Ibero-Amerikanisches Institut/Stiftung Preußischer Kulturbesitz (IAI), assinala o centenário do compositor e mestre da guitarra portuguesa Carlos Paredes, no dia 1 de abril de 2025, às 18h00, nas instalações do IAI, em Berlim.

A homenagem ao autor de uma nova linguagem musical que, inevitavelmente, é associada aos símbolos nacionais, é assinalada com um concerto pelo trio Serenata Portuguesa, antecedido da apresentação do autor e respetiva obra pelo jornalista e curador Toby Ashraf.

Carlos Paredes, figura maior da História da Música em Portugal, foi um compositor e instrumentista a quem se deve uma transformação radical da guitarra. Intérprete inconfundível e cintilante, Paredes enriqueceu a criação musical com dezenas de composições e prestações que contribuíram para a difusão deste instrumento, alargando-se a um público que se deixa fascinar pelas melodias inesperadas que a guitarra portuguesa proporciona.

Nasceu em Coimbra, em 1925, tendo vivido boa parte da sua vida em Lisboa, onde viria a ser preso por oposição ao regime ditatorial de então. Foi, aliás, na cela que compõs mentalmente alguns dos seus trechos inspirados.

Esta iniciativa insere-se na programação cultural do Camões - Centro Cultural Português em Berlim.