Brasília: Exposição “Fascinação” de Joana Vasconcelos

- Calendário
- Camões, I.P.
- Data
- 20.02.2025 - 15.08.2025
- Localização
- Centro Cultural Português em Brasília
Descrição
A Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília, inaugura a 19 de feverreiro de 2025, a exposição “Fascinação”, da artista Joana Vasconcelos, que traz para o jardim da Embaixada de Portugal em Brasília a monumental Pavillon de Vin (2016) - escultura de ferro forjado em formato de garrafão de vinho, com videiras que sobem pela estrutura.
Nesta exposição de acesso gratuito, além da obra de grandes dimensões, que os espectadores serão convidados a conhecer, na galeria, um pouco do processo da artista, com "Os Cadernos da Minha Vida", que contêm desenhos, textos e colagens realizados por Joana Vasconcelos entre 1989 e 1997, organizados pela editora luso-brasileira Urucum, que transformou todas as imagens em uma publicação luxuosa, com os processos artísticos que deram origem à sua amplamente premiada trajetória. E terá acesso ao "Ciclo de Conversas", aberto ao público, ao longo da temporada da exposição.
Conhecida pelas suas esculturas monumentais e instalações imersivas, Joana Vasconcelos é a mais jovem artista e a primeira mulher a ter uma exposição individual no Palácio de Versalhes. A mostra atraiu 1 milhão e 600 mil pessoas, o maior número em 50 anos e no Museu Guggenheim de Bilbao foi igualmente uma das mais visitadas da instituição, afirmando o nome da artista como um talento sólido da arte contemporânea.
A exposição será aberta ao público somente nos dias 20 e 21 de fevereiro 2025, a partir das 19h00, quando acontecem os dois primeiros Ciclos de Conversas. Após o Carnaval, as visitas serão reabertas a partir de 8 de março, às quintas e sextas-feiras, das 11h00 às 16h00, e no primeiro sábado de cada mês, também das 11h00 às 16h00, e até 15 de agosto de 2025.
Idealização e concepção de Alexandra Pinho, anterior adida cultural da Embaixada de Portugal no Brasil e diretora do Camões – Centro Cultural Português em Brasilia, com a colaboração da arquiteta Talita Vilela, coordenação do projeto de Virginia Manfrinato.
A exposição é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil, através do Camões, I.P., com o patrocínio da EDP, a partir dos incentivos da Lei Rouanet, e copatrocínio do TdP – Turismo de Portugal.