Bruxelas: Participação Portuguesa na Feira Internacional do Livro «Elles se livrent»
Descrição
Irá decorrer nos dias 9 e 10 de março de 2019, das 10h00 às 18h00, em Bruxelas, a 5ª Edição da Feira Internacional do Livro de Braine l’Alleud “Elles se livrent”, organizada por ocasião do Dia Internacional dos Direitos da Mulher, em que Portugal é o país de Honra. A inauguração e a entrega do Prémio Literário, será no dia 9, às 11h00.
Com o apoio da Embaixada de Portugal em Bruxelas e do Camões, I.P., Portugal estará representado com a participação do grupo de música tradicional “Solminho”, na inauguração e no encerramento do evento, dos escritores Dulce Rodrigues, José Paulo Pego, Luísa Pereira e Sofia Dantas, dos artistas visuais Mónica Musoni e Alexandre Duarte, da performer Maria João Flôxo e da ilustradora Ana Paula Ambrósio.
A artista visual Mónica Musoni, em homenagem à escritora Sofia de Mello Breyner Andersen, deu o título de um dos seus poemas à exposição “Que nenhuma estrela queime o teu perfil”. A fotógrafa apropria-se de certos elementos poéticos enquanto introduz questões filosóficas baseadas na "Mobilização infinita" de Petter Sloterdijk "Quem se move, move sempre mais do que a si próprio".
Nesta perspetiva, a performer Maria João Flôxo criou um trabalho que comunica com o poema e com as fotografias, com várias interrogações: em que momento o facto de ser mulher influencia numa nova visão de vida social e cultural? De que forma a "Palavra" dita ou não dita condiciona os nossos passos quotidianamente? Como sentir e expressar certos condicionamentos e desejos que geram outros semelhantes ou quiçá opostos?! Mas talvez se possa "falar" tudo como quem faz um bolo onde vários elementos distintos terminam numa massa homogénea. O espetáculo está previsto para as 16h30 do dia 9 de março.
Estarão ainda presentes a livraria “La Petite Portugaise” e a biblioteca OCA asbl, cuja diretora irá dinamizar ateliers didáticos com o público mais jovem.
Para mais informações: ellesselivrent.com