Comodoro Rivadavia: Participação portuguesa na Feira do Livro de Comodoro Rivadavia e levantamento de testemunhos de migração

Descrição

Nos dias 21 e 22 de setembro de 2024, estão previstos três eventos que colocam em evidência autores de literatura portuguesa e o registo artístico de experiências de migração, em estreita parceria com a Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia (APCR) e o Museo del Inmigrante Português (MIP), em articulação com a organização da Feira Internacional do Livro de Comodoro Rivadavia.

As atividades, que terão lugar na APCR,  consistirão em duas conferências por Alexandra Leoni, docente argentina especialista em Literatura Portuguesa, que realizou toda a sua carreira no Instituto de Enseñanza Superior en Lenguas Vivas Juan Ramón Fernández (IESLVJRF), instituição que acolhe o Leitorado do Camões, IP em Buenos Aires. As conferências são dedicadas a Luís de Camões e Fernando Pessoa, nos dias 21 e 22 de setembro, respetivamente. A conferência sobre Luís de Camões tem em especial consideração o âmbito da celebração dos 500 anos do seu nascimento.

Também no dia 21 de setembro, a artista portuguesa Júlia Barata participa, igualmente, numa conversa dinamizada por Patrícia Pinto, artista argentina de ascendência portuguesa responsável pela curadoria do MIP. A conversa versa sobre o papel da arte no registo de experiências e memórias de vida em primeira e terceira pessoa, atendendo a atividades anteriores da artista com tal abordagem.

Posteriormente, Júlia Barata realiza entrevistas desenhadas a partir de testemunhos de migrantes portugueses e de argentinos de ascendência portuguesa na região, com vista ao tratamento da informação e reformulação da mesma do ponto de vista artístico. O objetivo será a elaboração de um documento que exponha os motivos da migração e o seu impacto nas gerações seguintes.

Este trabalho com a memória tem o particular apoio da APCR e do MIP, em articulação com o Camões – Centro de Língua Portuguesa em Buenos Aires e o Leitorado de Português no IESLVJRF. O levantamento constitui o preâmbulo de um projeto mais amplo, com várias etapas, visando uma aproximação artística aos testemunhos enquanto narrativas gráficas contemporâneas de natureza híbrida (desenho, edição, vídeo, entre outros).

Este evento conta com o apoio do Camões, I.P.