Estocolmo: Concerto de música portuguesa e brasileira “O fado desagua na bossa nova”
Descrição
No âmbito do Bicentenário da Independência do Brasil, terá lugar no dia 16 de setembro de 2022, às 17h30, em Estocolmo, o concerto de música portuguesa e brasileira "O fado desagua na bossa nova", numa colaboração entre a Embaixada de Portugal/Leitorado do Camões, I.P. em Estocolmo e a Embaixada do Brasil na capital sueca
O concerto, que irá decorrer na Embaixada do Brasil em Estocolmo, será apresentado pelos músicos Fred Warnby (percussão), Guto Lucena (flauta), Filipe Minhava (guitarra portuguesa) e Steinar Aadnekvam (guitarra clássica).
Sobre os músicos:
Fred Warnby é um baterista e percussionista sueco, que está sempre à procura de inovação musical. Vindo do jazz & rock, Fred começou sua carreira nos ritmos brasileiros, em 2017. Viveu no Brasil para estudar percussão e música brasileira, onde tocou com artistas e músicos locais. Mais tarde, regressou à Suécia com uma grande vontade de romper fronteiras entre géneros musicais para criar híbridos, incluindo entre a música brasileira e a música folclórica sueca.
Guto Lucena é um músico brasileiro radicado na Europa desde 2000. Fez formação em música na UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), em 1999, e tirou um mestrado em performance jazz, no Royal College of Music, em Estocolmo, em 2015. Guto viveu em Lisboa, entre 2000 e 2013. Tocou e gravou com grandes artistas portugueses como Rui Veloso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Pedro Abrunhosa, José Salgueiro, Mário Laginha, Fições, José Peixoto, Tora Tora e Big Banda do Hot Club de Portugal. Foi professor de mestrado em interpretação de jazz, na Universidade de Aveiro, e na JB Jazz, em Lisboa.
Filipe Jesus Minhava é um músico luso-brasileiro radicado em Estocolmo desde 2015. Estudou guitarra jazz no Conservatório de Música da Jobra, em Aveiro, e prosseguiu os estudos na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto. Apesar da sua origem musical ser o jazz e o rock, ingressou, em 2019, no mundo da guitarra portuguesa e do fado com o intuito de divulgar a música portuguesa na Suécia, tendo também várias influências da música brasileira como o choro, samba e bossa nova e da morna cabo-verdiana.
Steinar Aadnekvam é um guitarrista de jazz norueguês, radicado em Estocolmo, Suécia. Com cerca de 20 anos de experiência, tem trabalhado como músico, predominantemente num contexto luso-brasileiro, nomeadamente, como fundador do grupo de jazz/rock "Freedom Tree", que incorpora três continentes representados pela Escandinávia, Brasil e Moçambique. É um artista e produtor musical com 10 álbuns lançados, vencedor de vários prémios, com concertos realizados em mais de 30 países.