Hamburgo: Exposição “Primeira travessia aérea do Atlântico Sul”
Descrição
No âmbito do Festival do Outono da América Latina e Caraíbas, será inaugurada no dia 5 de outubro de 2023, no Museu Marítimo de Hamburgo, a exposição “Primeira travessia aérea do Atlântico Sul”, que assinala o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul. O evento é organizado pela Fundação EU-LAC e Corpo Consular Ibero-Latino-Americano.
Esta exposição foi produzida pela Comissão Nacional da UNESCO, em parceria com o Instituto Diplomático, e com coordenação científica de Fernanda Rollo, da Universidade Nova de Lisboa.
A mostra celebra o notável feito protagonizado, em 1922, por dois oficiais navais portugueses, o aviador Artur Freire Sacadura Cabral e o cartógrafo, geógrafo e navegador Carlos Viegas Gago Coutinho.
Ao aliarem os seus conhecimentos técnicos e científicos ao espírito de aventura, Sacadura Cabral e Gago Coutinho inauguraram a rota aérea entre a Europa e a América, ligando Portugal ao Brasil. A travessia aérea encurtou distâncias, fomentou relações mais estreitas entre continentes e contribuiu para um avanço significativo das técnicas e conhecimento sobre navegação aérea.
A exposição, em parceria com o Museu do Ar de Alverca e o Consulado Honorário do Brasil em Hamburgo, estará patente até ao dia 23 de outubro de 2023.
Esta iniciativa conta com o apoio da Embaixada de Portugal e do Camões - Centro Cultural Português em Berlim.