Jihlava: Presença portuguesa no Festival Internacional de Cinema Documental
Descrição
A XXIII edição do Festival Internacional de Documentários de Jihlava, um dos mais reconhecidos eventos do filme documental criativo da Europa Central e de Leste, decorre entre os dias 24 e 29 de outubro de 2019, na cidade de Jihlava, na República Checa. Este evento conta com o apoio do Camões - Centro de Língua Português em Praga.
Na edição deste ano o programa inclui a exibição de três documentários portugueses, que serão exibidos nos dias 25 e 29 de outubro:
Quatro Estações e Outuno, de Pedro Sena Nunes, na categoria Constellations. O filme celebra a obra e vida de Jorge Listopad, procurando ser um retrato profundo e multifacetado de um homem que nasceu em Praga e dedicou a sua vida a Portugal.
Odyssey, de Sabine Groenewegen, na categoria Doc Alliance Selection. Juntando material de arquivo, ficção científica e poesia, Odyssey interroga os elementos visuais e transgeracionais da colonialidade e a sua retórica. Desafiando géneros, o filme desperta questões acerca das histórias que nos contam e as possibilidades que temos de as sabotar.
Sacavém, de Júlio Alves, na categoria Constellations. No filme, ‘Pedro Costa‘ dá-nos a possibilidade de percorrer os seus filmes, “Casa de Lava”, “Ossos”, “No Quarto da Vanda”, “Juventude em Marcha” e “Cavalo Dinheiro”, através de um conjunto de objetos que se relacionaram com eles. Um caderno, 9 fotografias, uma câmera digital, uma cópia de um filme em 35 mm e um elevador. “Sacavém” procura ser uma janela para o cinema de Pedro Costa e entender como ele é sentido e construído.
O festival Internacional de Jihlava, fundador da DOK Alliance e DA films, recebeu nos últimos anos, com o apoio do Camões, I.P./CLP Praga, realizadores portugueses como Filipa Reis e Irina Calado e filmes de André Valentim Almeida, Pedro Filipe Marques, Joana Pimenta e Marcel Felix.