Jihlava: Presença portuguesa no Festival Internacional de Cinema Documental de Ji.hlava

Descrição

Terá lugar, entre os dias 24 e 29 de outubro de 2023, a 27.ª edição do Festival Internacional de Cinema Documental de Ji.hlava - na cidade checa com o mesmo nome -, que conta com participação portuguesa.

Na edição de 2023, o Festival de Ji.hlava, o maior festival dedicado ao cinema documental na Europa Central e Oriental, apresentará uma mostra de 357 títulos nas suas variadas seções, dos quais 115 serão estreias mundiais, 22 estreias internacionais e 17 estreias europeias. Esta edição será especialmente dedicada às mulheres. Temas como fisicalidade e sexualidade femininas, envelhecimento, amizade, maternidade, violência sexual, mas também os esforços para romper com os papéis de género terão especial enfoque na programação.

Serão exibidos dois documentários portugueses na secção Opus Bonum e será apresentado o documentário Rosinha e outros bichos do mato, de Marta Pessoa. Na secção Doc Alliance Sellection, será exibido o documentário A morte de uma cidade, de João Rosas.

Fazem também parte do programa os seguintes documentários que envolveram coproduções portuguesas: Mas eternamente não, de Anežka Horová e Klára Trsková; Seu nome era Gisberta, de Sérgio Galvão Roxo; Dust is a whale, is sunlight, de María Casas Castillo; Falling, de Anna Gyimesi; Kata´s Motherwood, de Santwana Bayaskar; Last things, de Deborah Stratman; Reversible, de Inshallah Montero e Affiorare, de Rossella Schillaci.