Joanesburgo: Bridging Continents | Exploring Portuguese-South African Relations

Descrição

Realizar-se-á no dia 22 de abril de 2024, às 11h00, no Centro de Graduação da Faculdade de Humanidades da Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, uma conferência comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e dos 30 anos da democracia da África do Sul, cujos Dias da Liberdade são o 25 e 27 de abril, respetivamente.

O painel desta conferência será composto pelo Rui Graça Feijó (professor da Universidade Nova de Lisboa) e por Bruno Cardoso Reis (professor do ISCTE-IUL), convidados pela Embaixada de Portugal e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

O painel será ainda composto por dois especialistas sul-africanos, Jacqueline de Matos-Ala, professora na área das Relações Internacionais, e Clive Glaser, professor e historiador, ambos da Universidade de Witwatersrand. Os diferentes contributos centrar-se-ão na contextualização da realidade de Portugal e dos territórios ultramarinos no período prévio ao 25 de abril de 1974, bem como nas consequências da Revolução dos Cravos.

Serão ainda focados os diferentes fluxos migratórios da comunidade portuguesa para a África do Sul, bem como as relações entre Portugal e a África do Sul e de que forma essas relações influenciaram as colónias portuguesas. Às apresentações, seguir-se-á um momento aberto a questões, deslocando-se, posteriormente, todos os presentes para a sala adjacente, onde poderão visitar a exposição “O legado de um cravo”.