Luanda: 24.ª edição do "Há Teatro no Camões"

Calendário
Camões, I.P.
Data
10.12.2019 - 11.12.2019
Localização
Centro Cultural Português em Luanda

Descrição

A iniciativa “Há Teatro no Camões” vai apresentar, nos dias 10 e 11 de dezembro de 2019, pelas 17h00, no Auditório Pepetela do Camões - Centro Cultural Português em Luanda, um Programa que envolve grupos teatrais, atores, encenadores, dramaturgos e reputadas figuras ligadas ao mundo teatral angolano. O Auditório Pepetela do  Camões - Centro Cultural Português em Luanda vai ser animado com Mesas Redondas, Debates/Conversas e Momentos Teatrais.   

Serão realizadas Mesas Redondas, nos dois dias consecutivos. No primeiro dia, sobre “Os Festivais e o seu impacto Social e Artístico em Angola” e, no segundo dia, sobre “Ausência dos Artistas do Teatro nas Salas de Espetáculo”. As Mesas Redondas serão seguidas de peças de pequeno formato apresentadas por grupos teatrais de Luanda.  

Dia 10 de dezembro 

17h00 – Mesa Redonda sobre “Os Festivais e o seu impacto Social e Artístico em Angola” com a participação de Orlando Domingos, Walter Cristovão, Adérito Rodrigues, Osvaldo Moreira, Marisa Júlio, Hermenegildo Magalhães (Província do Bié) e Dário Avelino (Província de Benguela)

19h00 – Momento Teatral

Grupo – Amazonas Teatro

Peça – Alambamento da Cantina

Dramaturgo/Direção – Chance Elchadai

Sinopse: A peça retrata a história de Cantina, uma jovem cheia de ambições, que por circunstâncias da vida conhece Mamadou, um senhor de cinquenta anos de idade, de nacionalidade Maliana, empresário de sucesso em Angola. Cantina convence a sua família para Mamadou fazer o alambamento para obter melhores condições de vida, mas ela não aguenta o peso da tradição Muçulmana.

Dia 11 de dezembro

17h00 – Mesa Redonda sobre “Ausência dos Artistas do Teatro nas Salas de Espetáculo” com a participação de Filipe Petronilho, Damião Kuvula, Tony Frampénio, Carla Rodriguez, Deazevedo Buchecha, Chance Elchadai, Vlade e Silva Canganjo.

19h00 – Momento Teatral

Grupo – Estudantes da 13ª Classe do CEARTE (Complexo de Escolas de Arte de Luanda)

Peça – Um Mundo Tipo Assim …

Direção Artística/Encenação – Fernando Quissola

Sinopse: Enquanto o mundo luta para que situações de género e machismo sejam ultrapassadas, muitas mulheres e homens continuam a contribuir para que esse status quo permaneça, por mecanismos de autoexclusão ou por assumirem o domínio masculino como um dogma. 

Programa