Luanda: Camões (Con)Vida | Escritor do mês | José Luís Peixoto

Descrição

O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda apresenta o escritor português José Luís Peixoto na sua habitual rubrica do Escritor do Mês (#escritordomes), uma iniciativa destinada a promover os autores literários que escrevem em língua portuguesa. O evento terá lugar no dia 29 de março de 2022, pelas 17h00, no CCP – Luanda.

A sessão, com produção da agência criativa Art Sem Letra, consistirá na apresentação da vida e obra do escritor - contando com a participação em direto de José Luís Peixoto - e performances do poeta Fernando Carlos e do grupo de teatro Monte Sinai. A moderação estará a cargo de Sandra Bande.

 

Sobre o escritor

O José Luís Peixoto nasceu em Galveias, em 1974. É um dos autores de maior destaque da literatura portuguesa contemporânea. A sua obra ficcional e poética figura em dezenas de antologias - traduzidas num vasto número de idiomas - e é estudada em diversas universidades nacionais e estrangeiras.

Em 2001, acompanhando um imenso reconhecimento da crítica e do público, foi atribuído o Prémio Literário José Saramago ao romance Nenhum Olhar. Em 2007, Cemitério de Pianos recebeu o Prémio Cálamo Otra Mirada, destinado ao melhor romance estrangeiro publicado em Espanha.

Com Livro, venceu o Prémio Libro d'Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu publicado no ano anterior, e em 2016 recebeu, no Brasil, o Prémio Oceanos com Galveias.  As suas obras foram ainda finalistas de prémios internacionais como o Femina (França), Impac Dublin (Irlanda) ou o Portugal Telecom (Brasil).

Na poesia, o livro Gaveta de Papéis recebeu o Prémio Daniel Faria e A Criança em Ruínas recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores. Em 2012, publicou Dentro do Segredo, uma viagem na Coreia do Norte, a sua primeira incursão na literatura de viagens. As suas mais recentes obras são Autobiografia (2019), na prosa, e Regresso a Casa (2020), na poesia. Os seus romances estão traduzidos em mais de trinta idiomas.