Luanda: Camões (Con)Vida #escritordomes, com Hélder Simbad

Descrição

O escritor angolano Hélder Simbad é o convidado da rubrica #escritordomes, no dia 26 de julho de 2022, no Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda. Esta iniciativa é mensal e destina-se a promover os autores que escrevem em língua portuguesa.

A sessão, que se realiza  no Auditório Pepetela do CCP em Luanda, vai contar com a produção da agência criativa Art Sem Letra e consiste na apresentação da vida e obra do escritor, com performances do poeta Willi Ribeiro e do músico Jovaldo Falne, e com a moderação de Sandra Bande.

Biografia

Hélder Simbad é um heterónimo de Hélder Silvestre Simba André. Nasceu em 1987, na província de Cabinda, em Angola. É licenciado em Línguas e Administração pela Universidade Católica de Angola e Mestrando em Ensino das Literaturas em Língua Portuguesa pelo ISCED-Luanda; Professor de Literatura Africana no ICRA; Coordenador Geral e cofundador do Movimento Litteragris.

Tem poemas, contos e artigos publicados nas antologias "Galiza-Angola: Sementes da Língua" e "Nave Poética"; na revista Palavra&Arte, no Jornal Cultura Angolana, no Blog poemario-prosaeverso­.blogspot.com e na Revista Tunda Vala. Foi o terceiro classificado do concurso literário internacional realizado pela Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências. Foi vencedor do Prémio António Jacinto 2017.

É autor das obras: "Enviesada Rosa" (Prémio António Jacinto, 2017) e "Insurreição dos Signos" (finalista da primeira edição do Prémio dst/Camões), obra publicada em Portugal (2018), Angola (2019) e Brasil (2021). É Diretor da Mayombe - Revista Angolana de Crítica Literária e Representante de Angola no Júri do concurso para novos autores realizado pela UCCLA.