Luanda: Espetáculo “Loucas na Maternidade”, do coletivo de artistas Mulheres D´Palavras
Descrição
O Camões - Centro Cultural Português (CCP) em Luanda e a agência criativa Art Sem Letra apresentam o espetáculo de poesia e performance “Loucas na Maternidade”, do coletivo de artistas Mulheres D´Palavras, no dia 31 de março de 2022, pelas 18h00, no CCP – Luanda.
Reunidas desde junho de 2021 pela Art Sem Letra, o coletivo de artistas Mulheres D´ Palavras regressa aos palcos com um espetáculo que busca na sua narrativa apresentar questões sobre género e saúde materno infantil de qualidade, e seus efeitos nas unidades hospitalares, num contexto factual em que a mortalidade infantil, a gravidez na adolescência, a fuga à paternidade e o abuso sexual são algumas das preocupações apresentadas pelo coletivo.
O espetáculo, que marca o regresso das artistas da palavra falada (Spoken Word) aos palcos, decorre num ambiente hospitalar, com adereços e objetos cénicos, onde as poetisas surgem com performances individuais, duplas e quartetos. Segundo Sandra Bande, estudante de medicina e uma das integrantes do elenco, esta é uma oportunidade de se colocar na pauta de debate as preocupações da gravidez precoce am Angola, tendo em conta as altas taxas apresentadas no último relatório do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP). De acordo com Kiaco Zambo, Diretor Executivo da agência criativa responsável pela produção, "Loucas na Maternidade" é um espetáculo emergente e experimental pela forma como é levado ao público, que aborda os múltiplos problemas que se têm verificado nas maternidades, fruto da falta de informações sobre planeamento familiar, disposição de meios materiais e humanos, e até mesmo pela falta de educação sexual nas famílias e comunidades.
"Mulheres D' Palavras" é um coletivo formado por Irene A`mosi, Adolfina Lua, Dreça Manuel e Sandra Bande que aceitaram o desafio de dar voz e vez às mulheres que vencem as dores de parto para dar vida e multiplicar a existência humana no universo carente de humanidade. O projeto é uma iniciativa e produção da Art Sem Letra - Agência Criativa de conceção e execução de projetos artísticos e educacionais, baseada na peça do dramaturgo Maieno Zambo e conta com o apoio do Camões - Centro Cultural Português em Luanda.
A entrada no espetáculo está sujeita a reservas, que poderão ser feitas através dos seguintes contactos: (+244) 934358567 e (+244) 993707297.