Luanda: Exibição do filme "25 de abril de 1974, quinta-feira”

Descrição

O Camões – Centro Cultural Português em Luanda promove, no dia 25 de abril de 2024, pelas 18h00, no Auditório Pepetela, uma sessão de cinema com o filme “25 de abril de 1974, quinta-feira”, de Alfredo Cunha, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Este filme, com fotografias de Alfredo Cunha e banda sonora de Rodrigo Leão, é disponibilizado ao público pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, com o intuito de reforçar o conhecimento da história recente de Portugal. Alfredo Cunha concebeu, a partir das suas imagens, um livro em três partes: "Guerra" - com texto de Carlos Matos Gomes, militar de Abril e da guerra colonial; "Dia 25 de Abril", com texto de Adelino Gomes, repórter que acompanhou os acontecimentos em Lisboa; e "Depois de Abril", com texto de Fernando Rosas, historiador e protagonista destes anos após a revolução.

No dia 25 de abril de 1974, Alfredo Cunha, então com 20 anos, marcou um momento inesperadamente importante no início da sua carreira como fotógrafo, que uma dádiva e uma maldição.

Alfredo Cunha, nascido em Celorico da Beira, em 1953, iniciou a sua carreira profissional em fotografia em 1970 e entrou para o jornal Notícias da Amadora em 1971. Desde então, tem colaborado com diversas publicações, como O Século, o Público e o Jornal de Notícias, tendo exercido o cargo de editor de fotografia em algumas delas. Foi fotógrafo oficial dos Presidentes da República Ramalho Eanes e Mário Soares, recebendo a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique em 1996. É autor de famosas séries fotográficas dedicadas ao 25 de Abril e à descolonização portuguesa, entre outras.

Ao longo da sua carreira, já publicou dezenas de livros de fotografia e apresentou várias exposições, tendo sido distinguido com vários prémios pelo seu trabalho.