Luanda: Exposição “Restos” de Lino Damião

Descrição

Terá lugar no Camões – Centro Cultural Português de Luanda, no dia 24 de julho de 2018, a inauguração da exposição individual de pintura “Restos” do artista angolano Lino Damião. A exposição ficará patente ao público até ao  dia 16 de agosto de 2018.

A exposição de Lino Damião  presta uma  homenagem ao mestre  de artes plásticas, Viteix, nome artístico de Vitor Manuel Teixeira, reconhecido como um dos  maiores artistas angolanos no pós-independência, que influenciou gerações de artistas angolanos.

A apresentação de “Restos”  decorre  por ocasião do vigésimo quinto aniversário da morte de Viteix e será a última da Trilogia de Lino Damião intitulada  “Restos, Rastos e Rostos”, apresentada em setembro de 1992.  Lino Damião  colaborou neste trabalho com o sonho de, um dia, poder prestar uma  homenagem ao seu mestre, naquela que considerou “(...) uma humilde e singela homenagem por tudo aquilo que me ensinou. A ele e a todos os mais velhos com quem tive o prazer de partilhar momentos no seu atelier e que fazem parte de muitas e boas memórias: Álvaro Macieira, David Mestre, Diniz do Amaral (Biló), Jerónimo Belo (tio Gegê), Lopito Feijó, Luandino Vieira, Manuel Dionísio,  Osvaldo Gonçalves, Tirso do Amaral. A ti, Kandandu Mestre, que saudosas marcas nos deixaste. A ti e a todos os mais velhos um  muito obrigado (...)”.