Luanda: Lançamento da obra “Dias Da Nossa Vida”, de Isaquiel Cori

Descrição

No dia 19 de fevereiro de 2019 (3.ª feira), pelas 18h30, no Camões - Centro Cultural Português em Luanda, será lançada a obra Dias Da Nossa Vida do escritor Isaquiel Cori, editada pela Editora ACÁCIAS. A apresentação será feita por Helder Simbad. 

A obra, dividida em onze capítulos, é uma crítica social, narrada num estilo, marcado pelo humor, ironia e sarcasmo. A personagem central é Reinaldo Bartolomeu, chefe dos Serviços de Informação da República (SIR) numa Província de Angola, não identificada. Originário de uma família que o próprio reconhece ser uma verdadeira “dinastia de bufos”. Um antepassado seu terá mesmo feito parte do círculo de confiança da rainha Njinga Mbande. Alguns dos seus parentes mais notáveis faziam parte dos serviços secretos e outros estavam a trilhar o mesmo caminho: além de um bom emprego era uma questão cultural incrustada no sangue”. O filho, Andrezindo, com apenas sete anos de idade, também já confessara “papá, quando eu crescer também quero ser bufo!”.

Reinaldo Bartolomeu, que gozava de total confiança profissional e pessoal do Governador, Arlindo Seteko –“Não Se Mete”, viu-se confrontado com uma difícil situação ligada à contestação de um grupo de estudantes universitários, liderados por Armindo Gasolina, disseminada nas redes sociais, numa luta renhida contra “a má governação, corrupção e pobreza extrema da maioria da população”.

Com a sua longa experiência e perspicácia, Reinaldo Bartolomeu adopta uma estratégia que vai conduzir à neutralização dos focos de tensão, evitando, assim, tumultos iminentes e um banho de sangue.

Cada capítulo é precedido por um texto de reflexão, narrado na primeira pessoa, a que Isaquiel Cori chama “Cortina”, que funciona como uma espécie de espaço de distanciamento em relação à narrativa.