Luanda: Lançamento da obra “Meu Musseque Meus Amores”, de Banzo Muxima

Calendário
Camões, I.P.
Data
27.11.2019
Localização
Luanda

Descrição

No dia 27 de novembro de 2019, pelas 18h30, no Camões – Centro Cultural Português em Luanda, será lançada a obra de poesia Meu Musseque Meus.

Amores, do poeta Banzo Muxima, editada pela Editora Acácias.

A obra reúne um conjunto de 36 poemas que evocam o quotidiano dos Musseques da periferia de Luanda, com as suas dores, misérias, sofrimento e desesperanças. Retalhos e retratos de vidas, no limiar da sobrevivência, envoltas em sombras negras de um destino marcado pela fatalidade, no qual, apesar de tudo, a esperança continua a resistir.    

 

Esperança no Musseque 

“Do lamaçal do nosso musseque de lata

Entre o imbondeiro e o candeeiro a petróleo

Jaz um sorriso de esperança!

Uma mística de nada….

Solto ao vento sem destino nem retorno!

Lágrimas!...

 (…)

 

 Nostalgia no Musseque

“A nostalgia, contagia o musseque!

Nos becos entoam-se cânticos de dor

O cheiro a barro transborda nosso areal vermelho

O olfacto se transforma em aromas

Nocturnos, em dias negros

Sem sorrisos!….

Sem festejos!...

Sem luzes!...

Para clarear nossas vidas sofridas

Pois cai do alto uma bênção

Cuja incompetência humana transformou

em sacrifício….”

 

Banzo Muxima, pseudónimo literário de Bruno António Fernandes, nasceu em Luanda, em abril de 1984. É licenciado em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Angola e pós-graduado em Direção e Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Madrileno de Formação. Trabalhou como voluntário no Hospital Neves Bendinha (Hospital dos Queimados), em Luanda, e nas brigadas do Registo Eleitoral angolano. Foi docente no Instituto Técnico Comercial de Luanda (ITCA) e no Instituto Superior Politécnico de Gestão.

Atualmente, é Chefe de Recursos Humanos na Sociedade Mineira SA. É membro fundador do “Movimento Café Cultural” e é declamador de poesia, designadamente, no Recital “Poesia à volta da Fogueira” promovido pelo Movimento Literário Juvenil Lev’Arte e no “Artes ao Vivo” na Fundação Arte e Cultura.