Luanda: Lançamento do livro “Vidas e Mortes de Abel Chivukuvuku”, de José Eduardo Agualusa
Descrição
O Camões – Centro Cultural Português em Luanda apresenta a mais recente obra literária de José Eduardo Agualusa, “Vidas e Mortes de Abel Chivukuvuku. Uma Biografia de Angola” (Editora Quetzal), que será lançada no dia 15 de novembro de 2023, pelas 18h00, no Auditório Pepetela.
O evento contará com a presença do escritor José Eduardo Agualusa e de Abel Chivukuvuku, numa conversa com moderação do fotógrafo Ngoi Salucombo.
José Eduardo Agualusa escreve pela primeira vez uma biografia, uma obra que é também "Uma Biografia de Angola", que nos conta a história de um dos políticos mais importantes do país. O livro conta a história de Abel Epalanga Chivukuvuku, um sobrevivente de muitas “mortes”: duas quedas de avião durante a guerra civil, um atentado, uma terrível tentativa de linchamento, várias conspirações e ameaças, sem jamais perder a alegria pela vida e a capacidade de perdoar, de escutar o outro e de dialogar.
Sinopse do livro
Esta é a história de um homem cujo nome, Chivukuvuku, significa «bravura». Um homem casado com uma mulher chamada Victória. Um homem nascido a 11 de novembro (data da independência de Angola), e que dedicou toda a sua vida ao combate pela democratização do seu país. Abel Epalanga Chivukuvuku sobreviveu a tudo: duas quedas de avião durante a guerra civil, um atentado, uma terrível tentativa de linchamento, várias conspirações e ameaças, sem jamais perder a alegria pela vida e a capacidade de perdoar, de escutar o outro e de dialogar. No contexto da história recente de Angola, a figura de Abel Chivukuvuku e o seu destino extraordinário evocam o passado e o presente, as exceções e as escolhas, as dificuldades experimentadas por homens livres que nunca desistiram de procurar um caminho para o seu país. Por isso, a sua história é também a história de Angola, olhada a partir do Bailundo, no coração da nação ovimbundo.
Esta iniciativa conta com apoio do Camões – Centro Cultural Português em Luanda e do Camões, I.P.