Luxemburgo: “LUX IN TENEBRIS” Exposição de Miguel Telles da Gama
Descrição
Com o apoio do Camões, I.P., está patente no Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, do dia 18 de março a 25 de junho de 2020, a exposição “Lux in Tenebris” de Miguel Telles da Gama.
A exposição inclui 6 obras de acrílico sobre papel. “São armaduras, carapaças, viseiras, palas, articulações, é metal o que Miguel Telles da Gama agora obsessivamente pinta, o que restou de cavaleiros andantes, o que ficou das latas improvisadas do Alexandre Nevsky, negros metais bélicos que já não protegem vencedores nem santos combatentes, há muito que já não há Carlos V para os pintores retratarem no auge da batalha ou na paz de Breda.
Telles da Gama recorta-as, românticas, noturnas, espectrais, mudas, corta-as, acerca-se delas na noite dos medos, atento às dobras das suas carapaças de bicho, crustáceo ou guerreiro, tudo é negro, oco, vazio, tão letal.
Sim, “bela como o luar” dizia Gomes Leal “ sobre o dorso luzente e excepcional de um peixe”. Luzente e excepcional”. Jorge Silva Melo
No dia 25 de junho, por ocasião do encerramento da exposição, será realizada uma visita guiada com a presença do artista e dos "Amis des Musées du Luxembourg".
Para mais informações:
O acesso em simultâneo é limitado a 20 pessoas, que devem respeitar a distância social recomendada. O uso de máscara é obrigatório.
Créditos da imagem: Miguel Teles da Gama