Luxemburgo: Colóquio “O Plurilinguismo e os Cursos Complementares de Português”
Descrição
Numa iniciativa da Coordenação de Ensino de Português no Luxemburgo (CEPE) e do Ministério da Educação Nacional, da Infância e da Juventude (MENJE) do Luxemburgo, com o apoio do Instituto de Formação da Educação Nacional (IFEN) e da Universidade do Luxemburgo, terá lugar no próximo dia 24 de abril de 2018, no campus de Belval (Esch-sur-Alzette) da Universidade do Luxemburgo, o colóquio “O Plurilinguismo e os Cursos Complementares de Português”. Os vários participantes nesta nova modalidade de ensino de Português no Luxemburgo estarão, ainda, reunidos para refletir sobre o processo de implementação e equacionar soluções para eventuais dificuldades identificadas.
Os conceitos de educação plurilingue e intercultural e de mediação, noções centrais no currículo dos Cursos Complementares de Português, estarão no centro da discussão e reflexão, numa sessão de trabalho direcionada para os docentes de Português da rede de Ensino de Português no Estrangeiro no Grão-Ducado. A sessão será conduzida por Michael Byram, professor convidado da Universidade do Luxemburgo e especialista em políticas linguísticas e de educação plurilingue e intercultural, tendo desempenhado funções de conselheiro da Divisão de Políticas Linguísticas do Conselho da Europa.
No período da tarde, a sessão será aberta ao público, com os discursos de abertura do Embaixador de Portugal no Luxemburgo, Carlos Pereira Marques, e do representante do Governo Luxemburguês Pierre Reding, a que se seguirá a conferência Un enfant d’origine portugaise et son potentiel en tant que plurilingue émergent, proferida por Michael Byram, e o ponto de situação, apresentado pela Coordenação de Ensino do Português no Luxemburgo e pelo Ministério da Educação Nacional, da Infância e da Juventude (MENJE) do Grão-Ducado, da implementação dos Cursos Complementares de Português
Ainda durante a sessão da tarde, a conceptualização e implementação desta modalidade de ensino serão objeto de reflexão em três ateliês: (A) a articulação entre estes cursos, a escola luxemburguesa e os serviços de educação e acolhimento, (B) a ligação entre o currículo dos Cursos Complementares e o plano de estudos do ensino luxemburguês, e (C) o papel legitimador da competência plurilingue e intercultural dos alunos lusófonos que se espera desta modalidade de ensino. O encerramento do evento estará a cargo do representantes do Camões, I.P. e dos representantes dos Ministérios da Educação dos dois países.
As inscrições para a sessão tarde podem ser feitas aqui