Luxemburgo: Concerto coral no Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo
Descrição
A Embaixada de Portugal e o Camões - Centro Cultural Português (CCP) no Luxemburgo, em colaboração com o Ensemble Vocal Jubilate Musica, promovem um concerto que terá lugar no CCP no Luxemburgo, no dia 2 de março de 2024, às 17h30.
O grupo vocal preparou este concerto para encerrar os seis meses de trabalho realizado pelo maestro português convidado Jorge Alves juntamente com os coralistas do Jubilate Musica. Serão apresentadas canções portuguesas, inglesas e de outros países - a cappella ou acompanhadas ao piano por Stefan Dorneanu.
Sobre o Ensemble
O Ensemble Vocal Jubilate Musica foi fundado em 1984, tendo como primeiro maestro Roland Kaber, professor no Conservatório da Cidade do Luxemburgo. Inicialmente composto por uma dezena de cantores, o grupo dedicava-se à interpretação de obras renascentistas e barrocas.
Ao longo dos anos, sob a direção sucessiva de Philippe Barth e Burkhard Pütz, o ensemble alargou o seu repertório a obras de compositores clássicos, românticos e modernos, com e sem acompanhamento instrumental.
Desde janeiro de 2015, o Ensemble Vocal Jubilate Musica é dirigido por Nicolas Billaux. O ensemble, atualmente composto por vinte coristas, atua em todo o país e na Grande Região.
Sobre o maestro
Jorge Carvalho Alves estudou direção coral em Lisboa (Instituto Gregoriano, Escola Superior de Música) e direção coral e técnica vocal em países como França, Espanha e Bélgica.
Como tenor, cantou nos coros da Universidade de Lisboa e da Fundação Calouste Gulbenkian, bem como no coro do Teatro Nacional S. Carlos, em Lisboa. Realizou digressões em Portugal e no Japão com o Coro Gregoriano de Lisboa. Como membro do quarteto vocal Tetvocal (1998-2008), deu concertos em Portugal, Brasil, Tailândia e China.
Fundou e dirigiu o Coro de Câmara Syntagma Musicum, que ganhou o primeiro prémio no concurso nacional "Novos Valores Culturais - Música Coral" em 1988. Como maestro coral, trabalhou com numerosos coros em Portugal, incluindo coros de câmara, de ópera e sinfónicos, bem como coros universitários. Paralelamente, trabalhou no Luxemburgo, onde dirigiu o Coro de Pontpierre (Ste. Cécile) e o Ensemble Vocal Cantica. Atualmente, dirige o coro Ste. Cécile em Gilsdorf e é maestro convidado do Ensemble Vocal Jubilate Musica.
Tem gravado para rádio e televisão e colaborado em vários programas musicais, entre os quais "Câmara Clara" (2008), dedicado à atividade coral em Portugal. Dirigiu numerosos concertos com as principais orquestras e coros portugueses, incluindo as estreias da “Misa Cubana” de José Maria Vitier e da “Cantata para un Silencio” de Daniel Schwetz.
Foi professor de canto coral e de educação musical no Conservatório Regional da Covilhã, na Escola Profissional de Música de Évora e em várias outras escolas. Organiza regularmente cursos de canto coral para jovens em Portugal e no estrangeiro.