Luxemburgo: Recital de violino e piano dedicado à celebração do 25 de Abril

© Inês Monteiro | © João Vasco

Descrição

O violinista Bruno Monteiro e o pianista Manuel Araújo apresentam-se no Camões - Centro Cultural Português no Luxemburgo, no dia 24 de abril de 2025, pelas 19h00, para um recital dedicado à celebração do 25 de Abril.

Neste recital irão interpretar a Sonata n.º1 para Violino e Piano de Luís de Freitas Branco, obra de ímpeto da juventude do compositor. Bruno Monteiro tocará a solo a peça "Esponsais", de Fernando Lopes-Graça, escrita pelo autor depois da Revolução dos Cravos. O programa incluirá, ainda, uma sonata de Mozart e terminará com a peça virtuosa "O Violino no Telhado", de John Williams.

Bruno Monteiro, Violino

Um dos músicos clássicos portugueses mais destacados da atualidade, lidera há mais de 25 anos uma intensa atividade concertística em recital, como solista com orquestra e em música de câmara. Atuou nas mais importantes salas de concerto e festivais de música em Portugal e no estrangeiro. Solou com numerosas orquestras como a English Chamber Orchestra, Orquestra Sinfónica de Palma de Maiorca, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte e a Orquestra Filarmonia das Beiras.

O seu recente album, "20th Century and Forward", foi nomeado para Melhor CD do Ano, na categoria de Música de Câmara, pelos International Classical Music Awards 2025 (ICMA) no Luxemburgo.

Manuel Araújo, Piano

Conta com uma importante carreira concertística internacional, com centenas de concertos nos quatro continentes, tendo sido agraciado com duas dezenas de prémios, onde se distingue o Premier Prix do 89th Concours International Léopold Bellan de Paris. Como solista, atuou com a Sinfonia Rotterdam, Orquestra Nacional do Porto, Rotterdam Ensemble, Orquestra Filarmónica da Macedónia, Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Norte, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Sinfónica Esproarte, Orquestra Sinfónica do Atlântico e Orquestra Filarmonica di Stato P. Constantinescu de Ploiesti (Roménia).

É docente da academia internacional de música Aquiles Delle Vigne, do Wiener Musikseminar, na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena e da Escuela Superior Musical Arts de Madrid.