Macau: Clube de Leitura celebra Dia Mundial da Língua Portuguesa e Camilo Castelo Branco

Descrição

O IPOR - Instituto Português do Oriente, em colaboração com o Clube de Leitura da Associação dos Amigos do Livro em Macau, comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 8 de maio de 2025, às 18h30, na Biblioteca Camilo Pessanha.

O livro escolhido para análise e discussão é “Fanny Owen”, de Agustina Bessa-Luís. A principal razão desta escolha foi o génio criador de Camilo Castelo Branco, cujo bicentenário do nascimento, também estamos a celebrar.

Camilo Castelo Branco é um autor maior da língua portuguesa. A sua obra é extensa e abarca a novela, o romance, a crónica, o folhetim, a poesia, o conto e o teatro. Descreve como ninguém a sociedade da época usando o sarcasmo e a ironia pelo que criou inimizades, mas também capaz de atos de grande generosidade. Viveu uma vida de romance transportando consigo frustração e enorme complexidade.

Nesta sessão, tentaremos compreender o escritor. Pedro D’ Alte falará da sua experiência na abordagem da obra de Camilo Castelo Branco, junto dos alunos chineses, em que poderá ser auxiliado por Wang Suo Ying, que traduziu “O Amor de perdição” e “A queda de um Anjo” para a língua chinesa.

Shee Vá irá tentar compreender o homem através dos seus biógrafos e admiradores como Agustina Bessa-Luís, Manuel de Oliveira e Mário Claúdio.