Maputo: 7.ª edição do festival Maputo Fast Forward
Descrição
A 7.ª edição do festival Maputo Fast Forward (MFF) terá lugar de 20 de outubro a 4 de novembro de 2022, em diferentes espaços culturais de Maputo, e apresenta uma conferência internacional, em formato híbrido, exposições multidisciplinares, concertos e workshops, permitindo uma maior interação entre artistas com diferentes experiências e conhecimentos.
A conferência internacional irá decorrer nos dias 25 e 26 de outubro de 2022, na Fundação Fernando Leite Couto, com transmissão online. O evento irá abordar as múltiplas formas de dissidência e de ativismo que têm proliferado no continente africano contra o crescente autoritarismo, digital ou não, onde participarão especialistas com larga experiência sobre as matérias, provenientes de Moçambique, África do Sul, Brasil, Cabo Verde e Líbano. A diversidade de proveniências dos vários participantes serve para sublinhar que estas problemáticas têm hoje uma dimensão global e que, apenas com o estabelecimento de redes solidárias transnacionais será possível combater, com resiliência e imaginação, os desafios que se colocam à escala global.
Esta edição será em torno do tema "Radicais Livres – Dissidência e ativismo". A expressão "radicais livres" é uma metáfora para a necessidade de pensar e agir de formas diferentes e radicais em relação às crises múltiplas e convergentes que o mundo está a enfrentar. Com a morte de Rui Trindade, criador e diretor artístico do festival, em julho de 2022, a edição deste ano é considerada especial e, por isso, será a si dedicada.
A 7.ª edição do festival Maputo Fast Forward é uma iniciativa do 16NetO, com o patrocínio da Embaixada Suíça em Moçambique, da União Europeia em Moçambique, da Embaixada da Espanha em Moçambique e do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
Mais informação sobre o festival, aqui.
Mais informação sobre o projeto Maputo Fast Forward, aqui.
Para informações e esclarecimentos adicionais: