Maputo: Conversa com artistas no âmbito da exposição “(Re)Lembrar - Mystery of Foreign Affairs”

Descrição

Numa iniciativa do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e no âmbito da exposição coletiva “(Re)Lembrar - Mystery of Foreign Affairs” terá lugar, no dia 28 de junho de 2018,  uma conversa com artistas moçambicanos que participam com as suas obras nesta mostra. A conversa contará com a presença de Dito Tembe, Gemuce, Luís Santos e Maimuna Adam, sendo o debate moderado por Sara Carneiro.

O ponto de partida da exposição “Mystery of Foreign Affairs” é uma reflexão sobre a vida, marcada por diferentes culturas, de vinte mil  moçambicanos que trabalharam e moraram na República Democrática Alemã. O projeto procura, de forma mais abrangente, contribuir para uma reflexão sobre as relações entre Europa e África, no passado e no presente. A primeira parte da exposição decorreu em vários lugares da cidade de Schwerin, na Alemanha, entre setembro e novembro de 2017, com a participação de artistas de Moçambique, Angola, África do Sul e Alemanha. A segunda parte decorre nas instalações do Camões – Centro Cultural Português de Maputo e na Fortaleza de Maputo e estará patente ao público entre 14 e 27 de julho de 2018.

Em paralelo com o debate serão apresentadas obras de Jorge Dias, Maimuna Adam, Gemuce, Dito Tembe, Luís Santos, Matias Ntundo, Iris Buchholz Chocolate, Edson Chagas e Katrin Michel. Através de diferentes meios, da instalação à pintura, passando pela escultura e vídeo, a exposição pretende contribuir para um trabalho de memória sobre o passado comum, bem como para uma reflexão sobre as relações atuais entre África e Europa.