Maputo: Conversa com Vasco Araújo “A Construção de um Espelho”
Descrição
No âmbito da série “Conversas com artistas”, que proporcionou já encontro e diálogo com artistas como Ângela Ferreira (Portugal), Félix Mula (Moçambique) e Simon Gush (África do Sul), o Camões – Centro Cultural Português em Maputo promove a realização de uma conversa com o artista português Vasco Araújo, no dia 15 de novembro de 2017, às 18h00.
Da botânica ao exotismo. A construção de um espelho será o mote para esta sessão com Vasco Araújo (Lisboa, 1975), moderada pelo arquiteto, galerista e colecionador Guilherme Godinho.
A apresentação de três trabalhos de Vasco Araújo – “Tradução” (2015), “Botânica” (2014) e “É nos sonhos que tudo começa” (2014) – são o ponto de partida para um diálogo com o público sobre um conjunto de questões centrais à obra deste artista. Utilizando a escultura/instalação e o vídeo como principais meios de expressão artística, Vasco Araújo enceta uma constante problematização e um olhar crítico sobre o colonialismo e pós-colonialismo, bem como sobre o papel da arte na sociedade.
(http://www.vascoaraujo.org/Entrevista_Giancarlo_Hannud)