Maputo: Debate “Do Índico ao Atlântico: as Literaturas Africanas em Portugal”

Descrição

Literaturas Africanas em Portugal vão a debate dia 15 de junho, às 17h00 de Moçambique e 16h00 de Portugal, num evento a ser transmitido online na página do Facebook do Camões – Centro Cultural Português em Maputo, parceiro da iniciativa, e no canal do YouTube da Revista Literatas, organizadora do evento que conta ainda com a parceria da Ethale Publishing.

O encontro surge na sequência de um ciclo de conversas denominadas “Do Índico ao Atlântico”, que juntou, no passado dia 8 de junho, estudiosos brasileiros.

Na conversa do dia 15 de junho, estarão ao vivo:

Ana Mafalda Leite,  professora associada com Agregação na Universidade de Lisboa e especializada em Literaturas Africanas, que desenvolve atividade de pesquisa e de docência em várias universidades de língua portuguesa e estrangeiras, dedicando-se às áreas de investigação em Literatura Moçambicana, Literaturas e Culturas Africanas de Língua Portuguesa, Literaturas Orais, Relações entre Literatura e História, Pós-Colonialismo e Literaturas de Língua Portuguesa;

Ana T. Rocha, que publica, desde 2016, a coluna literária “Contracapa” no sítio da Fundação Dr. António Agostinho Neto, licenciada em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e que concluiu o mestrado na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecionou “Culturas Africanas”. É doutoranda e investigadora do Centro de Literatura Portuguesa; Hilarino da Luz, investigador Integrado e Bolseiro de Pós-Doutoramento do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (CHAM), da FCSH, Universidade Nova de Lisboa e Universidade dos Açores, Doutor em Estudos Portugueses, especialização em Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa.

A conversa será moderada pelo jornalista e editor da Ethale Publishing, Jessemusse Cacinda.