Maputo: Espetáculo de dança "Bantu"

Calendário
Camões, I.P.
Data
15.11.2023
Localização
Maputo

Descrição

A mais recente criação do coreógrafo português Victor Hugo Pontes, "Bantu", será apresentada em Maputo, no dia 15 de novembro de 2023, às 19h00, no auditório do Centro Cultural Franco Moçambicano, no âmbito da 10.ª edição do Kinani e da Biennale de la Danse em Afrique.

"Bantu" teve origem num convite endereçado a Victor Hugo Pontes pelos Estúdios Victor Córdon (EVC) e pelo Camões – Centro Cultural Português (CCP) em Maputo, para o desenvolvimento de uma nova criação de dança com intérpretes moçambicanos e portugueses. Os EVC e o Camões – CCP em Maputo são parceiros numa programação conjunta para três temporadas, que visa criar pontes entre Portugal e Moçambique, e promover a circulação e internacionalização da dança. Desta parceria resultou "Bantu".

“Bantu” tem múltiplos significados: designa uma família de línguas faladas na África subsariana, mas pode nomear uma linguagem própria que sobreviveu à imposição das línguas europeias, um mecanismo identitário, um signo que permaneceu intacto. Da língua que falamos vê-se o mundo. Das diferentes geografias, num país ou num palco, temos perspetivas diversas, não falamos a mesma língua. Em "Bantu", Victor Hugo Pontes explora o caminho inverso, aquele que conduz à linguagem universal da dança. O espetáculo desenha um ponto de encontro entre dois continentes e dois países com afinidades e memórias comuns.

O espetáculo conta com a direção artística de Victor Hugo Pontes, cenografia de F. Ribeiro e Produção Nome Próprio.

A Nome Próprio é uma estrutura residente no Teatro Campo Alegre, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto e tem o apoio da República Portuguesa - Cultura/Direcção-Geral das Arte

Esta iniciativa conta com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Mais informação aqui.