Maputo: Iniciativa online "Ler Olhos nos Olhos", com Ondjaki
Descrição
Iniciativa "Ler Olhos nos Olhos", organizada pelo Município de Oeiras (Portugal), promove conversas com escritores de Língua Portuguesa que serão divulgadas em direto (streaming), a partir da página do facebook do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.
A 8.ª conversa terá lugar no dia 19 de agosto, com Ondjaki.
Ondjaki nasceu em Luanda em 1977. Prosador, às vezes poeta. Licenciou-se em Sociologia e é membro da União dos Escritores Angolanos.
Interessa-se pela interpretação teatral e pela pintura (duas exposições individuais, em Angola e no Brasil). Já em Lisboa, fez teatro amador durante dois anos e um curso profissional de interpretação teatral. Em 2000 recebeu uma menção honrosa no prémio António Jacinto (Angola) pelo livro de poesia Ato Sanguíneo. Participou em antologias internacionais (Brasil e Uruguai) e também numa antologia portuguesa. Corealizou um documentário sobre a cidade de Luanda (Oxalá Cresçam Pitangas – Histórias de Luanda).
Em 2013, com Os Transparentes, ganhou o Prémio José Saramago, e, em 2016, com o mesmo livro, o Prix Littérature-Monde 2016, em França.