Maputo: Lançamento do livro “Com a Saliva Muito ao Sul”, de José Pastor
Descrição
O Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Editora Cavalo do Mar têm o prazer de informar que o livro "Com a Saliva Muito ao Sul", de José Pastor, será lançado no dia 10 de março de 2022, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo.
A apresentação do livro será feita pelo escritor Nelson Saúte. O evento contará também com as intervenções de Luís Lage, João Carlos Trindade e Afonso dos Santos. A leitura de excertos do livro estará a cargo de Guilherme Mussane.
José Pastor (José António Pastor Duarte Silva) nasceu em 29 de julho de 1954, em Nampula e faleceu em 26 de agosto de 1993, na cidade de Maputo. Passou grande parte da sua infância e uma pequena parte da adolescência em Lisboa. Regressou a Moçambique em 1969, tendo vivido sucessivamente nas cidades de Nampula, Lichinga e Maputo. Em 1977, foi para Cuba, como professor nas escolas moçambicanas na Isla de la Juventud. Regressou a Moçambique em 1985 e continuou a trabalhar como professor, primeiro na Escola Secundária de Nwachicoluane, no distrito do Chókwè, na província de Gaza, e depois na cidade de Maputo. Posteriormente, saiu da Educação e trabalhou como funcionário administrativo numa empresa.
O Autor tem vários poemas seus publicados na imprensa moçambicana. Tem também vários contos da sua autoria publicados nas páginas literárias da revista Tempo. Usou, por vezes, em outros textos, o pseudónimo Broeiro Duarte São Pedro. Está representado nas seguintes antologias: Antologia da Nova Poesia Moçambicana, de Fátima Mendonça e Nelson Saúte; Rostos da Língua - Breve Antologia de Autores da Língua Portuguesa, de Eduardo White; Die Liebe Aller Tage – Erzählungen Aus Moçambique, de Elisa Fuchs e Elsa Fuchs-De Melo; Coletânea Breve de Literatura Moçambicana, de Rogério Manjate. Este livro é uma publicação póstuma.