Pádua: Colóquio "Os prodígios da liberdade e da língua portuguesa. Nos 50 anos de abril com Lídia Jorge"
Descrição
A língua portuguesa é a 5.ª mais falada no mundo. Portugal celebra, em 2024, os 50 anos da Revolução dos Cravos, imortalizada também por Lídia Jorge, naquela que é uma das suas obras mais lidas e marcantes: "O Dia dos Prodígios".
Lídia Jorge é uma das mais importantes escritoras da literatura de língua portuguesa, contando com uma vida literária que se confunde com a história do Portugal democrático. Para além de escritora e intelectual, Lídia Jorge é uma voz ativa na sociedade portuguesa contemporânea, estando sempre do lado dos que não têm voz, defendendo causas socias e projetos de intervenção cívica, assim como a importância cada vez mais premente da língua portuguesa.
Por todas estas razões, a Cátedra Manuel Alegre do Camões, I.P. na Universidade de Pádua organizará, no dia 7 de maio de 2024, a jornada "Os Prodígios da Liberdade e da Língua Portuguesa. Nos 50 anos de Abril com Lídia Jorge", em torno dos 50 anos da Revolução dos Cravos, do Dia Mundial da Língua Portuguesa e da obra e do pensamento de Lídia Jorge.
Participarão nesta jornada de comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, em homenagem a Lídia Jorge, alguns especialistas na obra da escritora: Graça Gomes de Pina, Isabel Cristina Rodrigues, José Vieira, Isabel Cristina Mateus.
Este evento é realizado com o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e do Camões, I.P.