Paris: Ciclo de seminários “O corpo e os seus movimentos, resistências, dissidências e protestos. Ecos de abril”

Descrição

No quadro do cinquentenário da Revolução dos Cravos de 25 de Abril, terá lugar no dia 13 de junho de 2024, das 18h30 às 20h00, no Consulado-Geral de Portugal em Paris, um diálogo entre Régis Salado (Université Paris Cité) e Ginette Lavigne, realizadora do filme La nuit du coup d’Etat (2001).

O encontro acontecerá em torno do filme onde Otelo Saraiva de Carvalho conta, e reencena, o seu 25 de Abril em frente da câmara de Ginette Lavigne. O filme opta por se centrar no lado operacional, quase “técnico”, dos preparativos para o golpe de Estado, contando com a presença, neste caso omnipresente, de Otelo, que é o ator em mais do que um sentido: um ator decisivo no próprio acontecimento histórico, mas também um ator na sua reconstrução fílmica. Aqui, o acontecimento histórico revolucionário de 25 de abril de 1974 é “encarnado” não através das imagens coletivas do povo a tomar conta das ruas de Lisboa, como é frequentemente o caso nas representações da Revolução, mas através das palavras e do corpo de Otelo, numa espécie de performance captada numa encenação simultaneamente minimalista e muito precisa. Se esta performance confere a La Nuit du coup d’état uma inegável dimensão teatral, ela está enredada num duplo paradoxo que o cineasta assume claramente: o paradoxo de uma figuração “solitária” do acontecimento coletivo, e o paradoxo de uma reapresentação que tem lugar mais de um quarto de século depois dos factos, quando o Abril português e algumas das suas promessas parecem já pertencer a um passado longínquo.

O evento é organizado pelo CRILUS - Universidade Paris Nanterre e pela C­átedra Lindley Cintra do Camões, I.P., em parceria com o Leitorado Paris 8 Saint-Denis, e a Casa de Portugal- André de Gouveia.