Paris: Jornada de estudos "Graça Morais e a Arte de Pensar o Mundo"

Descrição

Egídia Souto, professora associada na Universidade de Sorbonne Nouvelle, o Centre de recherches sur les pays lusophones (CREPAL) e a cátedra Solange Parvaux irão organizar a jornada de estudos "Graça Morais e a Arte de Pensar o Mundo", no dia 7 de dezembro de 2021, que se inscreve no eixo de investigação “Contar a vida”, do Centro CREPAL.

O evento trata-se de um encontro com a artista Graça Morais e com a realizadora Joana Morais, seguido da projeção de um documentário e de uma mesa redonda sobre os temas "histórias de mulheres que contam o estado do mundo", "a experiência do exílio", "o êxodo rural" e "as migrações em tempos de resiliência". 

A mesa redonda decorrerá ao longo do dia e contará com a presença da artista plástica Graça Morais, da cineasta Joana Morais, e de historiadores de arte, antropólogos e investigadores de outras disciplinas. Contará ainda com a participação de investigadores portugueses e franceses da Universidade de Vigo, da Universidade Nova de Lisboa, do Centro de Investigação de Montanha, do Instituto Politécnico de Bragança e ainda da Universidade de Belas Artes de Paris e Lisboa.

Com base no filme de 2000 “Graça Morais - Na Cabeça de uma Mulher está a História de uma Aldeia”, serão discutidas as responsabilidades, as implicações e o poder das imagens convocadas para enfrentar uma crise dos sentidos.

Com este encontro pretende-se iniciar uma reflexão antropológica sobre a relação entre pintura e etnografia.

A comissão científica é composta por Helena de Freitas, da Fundação Calouste Gulbenkian e Burgard Baltruch, da Universidade de Vigo.

Mais informações (em francês) aqui.

Veja o cartaz (em francês) aqui.

Local: Maison de la Recherche da Universidade Sorbonne Nouvelle, na sala Claude Simon.

O evento conta com o apoio do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.