Paris: Seminário “A liberdade hoje, manas, é a persistência do riso”

Descrição

Terá lugar no dia 2 de abril de 2024, entre as 14h00 e as 16h00, na Universidade Paris Nanterre (UFR LLCER), o seminário “A liberdade hoje, manas, é a persistência do riso: sobre as cartas facetas das Três Marias", proferido por Joana Meirim, investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa.

Perto do final do projeto literário das "Novas Cartas Portuguesas", e na hora de fazer um balanço da experiência coletiva, parece ser consensual a ideia da persistência do riso na correspondência: “Ah! irmãos, se nos rimos!”. Ainda que conscientes da “gravidade da empresa” levada a cabo, as três Marias assumem destemidamente os riscos de rir, de galhofar em conjunto, de escrever cartas facetas.

Este seminário pretende dar atenção especial a alguns dos momentos mais jocosos da obra, nomeadamente na troca epistolar entre as três autoras, evidenciando a forma como a visão humorística, irónica e sarcástica servem o propósito de rir sobre vários assuntos: desde os mitos da masculinidade, passando pela paródia a um certo cânone literário português, até à troça da lição de Salazar sobre o pretenso lugar da mulher. Rir com as Três Marias é rir contra os valores de uma época histórica e culturalmente entorpecida.

Este evento está inserido no ciclo de seminários e colóquio internacional “O corpo e os seus movimentos, resistências, dissidências e protestos. Ecos de abril”, no quadro do cinquentenário da Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, organizado pelo Centro de Investigação Interdisciplinar do Mundo Lusófono (CRILUS) da Universidade Paris Nanterre e pela C­átedra Lindley Cintra do Camões I.P., em parceria com o Leitorado de Português na Universidade de Paris VIII - Vincennes Saint Denis do Camões, I.P., e a Casa de Portugal-André de Gouveia (CIUP).