Rio Janeiro: 14.ª Edição do FestLip - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa
Descrição
Terá lugar, de 10 a 14 de novembro de 2022, a 14.ª edição do FestLip - Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, que decorrerá em diversos espaços da cidade do Rio de Janeiro, entre os quais o Teatro Firjan SESI Rio e o Real Gabinete Português de Leitura. Em 2022, ano da comemoração do bicentenário da independência do Brasil, o FestLip retoma o formato presencial, numa edição especial que reúne artistas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O homenageado desta 14.ª edição é o cineasta Ruy Guerra. Nascido em Moçambique e radicado no Brasil há mais de 60 anos, afirmou: "Eu me sinto feliz e emocionado que o festival tenha me julgado merecedor de uma homenagem como essa. Sempre fui um apaixonado pela língua portuguesa".
No palco do Teatro Firjan Sesi Centro, o público poderá assistir a uma interpretação inédita produzida para o festival do clássico da literatura brasileira "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, aqui chamado de "(des)Cortiço". Em cena, a equipa FestLip, formada por atores dos nove países participantes do evento - Carvarino Carvalho (Timor Leste), Elena Iyanga (Guiné Equatorial), Naty Martins (Cabo Verde), Horácio Guiamba (Moçambique), Leonardo Miranda (Brasil), Rossana Prazeres (São Tomé e Príncipe, Suelma Mario (Angola), Susana Vitorino (Portugal) e William Ntchalá (Guiné-Bissau) - e com a direção de Felipe Vidal, propõe um olhar sobre a descolonização do pensamento.
Para Felipe Vidal, "essa troca com atores dos nove países é de uma riqueza muito grande. Digo que aqui eles são co-criadores dessa dramaturgia, porque trazem também histórias pessoais e vivências de cada um para contextualizarmos essa obra do século XIX, que aqui chamamos de "(des)Cortiço". O espetáculo é, na verdade, uma desmontagem do livro, já que refletimos sobre a obra e os resquícios das questões sociais que ele aborda. Tentamos descolonizar o pensamento".
Numa transmissão em direto, via online, de Portugal para o Brasil, será apresentada a peça de teatro “Provavelmente Saramago”, seguindo-se um debate com o ator Vinícius Piedade e com o diretor Paulo Campos dos Reis. A exibição da obra faz parte também das comemorações oficiais do Centenário do Nascimento de José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura em 1998.
Ruy Guerra e Saramago serão os temas de debates de alunos da rede estadual de ensino que participam do FestLipinho.
O FestLip é apresentado pela Talu Produções, com apoio institucional da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, da CPLP, do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, da Coordenação das Comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, da Funarte - Fundação Nacional de Artes, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (parceria Arte de Toda Gente), da Embaixada da República de Angola no Brasil, da ECO - Escola de Comunicação da UFRJ, e com o apoio cultural da Firjan SESI Rio.