Salvador e Goiânia: “O Navio Night”, de Marguerite Duras
Descrição
De 14 a 23 de março de 2024, a companhia Ardemente, sediada em Viseu, desloca-se ao Brasil para uma digressão do seu espetáculo “O Navio Night”, de Marguerite Duras, com encenação de Roberto Terra.
A primeira paragem acontece entre os dias 14 e 16 de março de 2024, em Salvador da Bahia, no Espaço Cultural da Barroquinha, a convite do Teatro da Vila Velha. Em seguida, a companhia ruma a Goiânia, onde estará no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás, nos dias 22 e 23 de março 2024.
A partir do texto homónimo de Marguerite Duras, cinco intérpretes embarcam em “O Navio Night”, uma história sobre linguagem, sobre imagens, sobre escuridão e sobre desejo. Sobre construção da identidade, a identidade do corpo, a identidade da voz.
“Interessa-nos que o público conheça a história que J.M. contou, mas pelo meio exploramos questões sobre a construção da nossa própria identidade. Isto é a história de duas pessoas que se conhecem no anonimato, e isso dá-lhes a liberdade de criarem as suas próprias narrativas sobre eles próprios. A presença do Gonçalo, enquanto Drag Queen, dá-nos também algumas pistas sobre isso. (...) São identidades, são corpos, alguns corpos queer ou corpos negros que no século XXI já não têm que estar presos a papéis específicos”, afirma o encenedor Roberto Terra.
A digressão tem o apoio da Direção-Geral das Artes/Ministério da Cultura, através do Programa de Apoio à Internacionalização, e do Camões – Centro Cultural Português em Brasília.