Exibição online do filme documentário “O Labirinto da Saudade”, sobre Eduardo Lourenço
Descrição
Nos dias 25 e 26 de dezembro de 2021 tem lugar a exibição online do filme documentário “O Labirinto da Saudade”, uma adaptação da obra homónima de Eduardo Lourenço, com transmissão no canal de YouTube do Consulado Geral de Portugal em São Paulo. O evento, que marcará a última edição do Cine Lusco Fusco em formato online, é promovido pelo Camões, I.P.
Em dezembro de 2021, que marca um ano da morte do escritor e filósofo Eduardo Lourenço, o filme “O Labirinto da Saudade” é uma celebração da vida e obra de um dos maiores autores da cultura portuguesa, que recebeu diversos prémios e condecorações, incluindo o Prémio Camões em 1996.
Sinopse
Miguel Gonçalves Mendes adaptou ao cinema, em 2018, uma das obras mais lúcidas da cultura portuguesa - “O Labirinto da Saudade”, de Eduardo Lourenço - numa viagem única pelo interior de uma mente brilhante.
Narrado e protagonizado pelo próprio Eduardo Lourenço, o documentário percorre os corredores da sua memória e da história de Portugal. Pelo caminho, cruza-se com "fantasmas" do nosso passado e amigos do seu presente - figuras marcantes da cultura lusófona como Álvaro Siza Vieira, José Carlos Vasconcelos, Diogo Dória, Gonçalo M. Tavares, Lídia Jorge, Ricardo Araújo Pereira e Gregório Duvivier e a cantora Adriana Calcanhoto, que assumem o papel de interlocutores e condutores das reflexões escritas no livro. Eduardo Lourenço contracena ainda com Jorge Sampaio e Ramalho Eanes, ex-Presidentes da República Portuguesa.
"O Labirinto da Saudade" é um filme em género de documentário abstrato, de Miguel Gonçalves Mendes, o realizador responsável por "José e Pilar" (2010) e "Poema Colagem: Homenagem a Mário Cesariny" (2010).