Vigo: Peça de teatro "Camoniana"
Descrição
No âmbito das comemorações dos 500 Anos do Nascimento de Camões e do Dia Mundial da Língua Portuguesa, o Grupo de Teatro Amador do Camões – Centro Cultural Português Eu.Experimento estreia no dia 13 de maio de 2024, "Camoniana", uma peça de teatro que dança a música dos versos de Camões, segundo o encenador, Afonso Becerra de Becerreá, .
Seguir-se-á "Faces e representações do Amor" na poesia de Luís de Camões, uma conversa com a Prof. Dr.ª Isabel Morán Cabanas (Universidade de Santiago de Compostela).
A partir das interpretações da peça Camoniana pelo grupo Eu.Experimento, abordar-se-á brevemente a presença do sentimento amoroso na obra de Camões, revendo a sua interpretação pela crítica literária, a sua fortuna editorial, os seus modos de expressão e a sua análise como fonte de segredos e contradições. Num dos seus sonetos mais célebres, o poeta compromete-se a fazer sentir “ao peito que não sente” e que “amor a todos avivente”, e será, precisamente a nossa intenção, mostrar quais são as vias que segue para alcançar tal objetivo.