Windhoek: Concerto e Workshop com Omiri
Descrição
No dia 14 de junho de 2023, às 19h00, a Embaixada de Portugal na Namíbia organiza um concerto com OMIRI (electrofolk português), no National Theatre of Namibia (Windhoek).
O concerto inclui um espetáculo multimédia, que o transportará numa viagem por Portugal. OMIRI é um dos mais originais projetos de reinvenção da música de raiz portuguesa.
Para reinventar a tradição, nada melhor que trazer para o próprio espetáculo os verdadeiros intervenientes da nossa cultura; músicos e paisagens sonoras de todo o país a tocar e a cantar como se fizessem parte de um mesmo universo. Não em carne e osso, mas em som e imagem, com recolhas de vídeo manipuladas de modo a servir de base para a composição e improvisação musical de Vasco Ribeiro Casais.
OMIRI é, acima de tudo, remix, a cultura do século XXI, ao misturar num só espetáculo práticas musicais já esquecidas, tornando-as permeáveis e acessíveis à cultura dos nossos dias, sincronizando formas e músicas da nossa tradição rural com a linguagem da cultura urbana.
Este concerto é financiado pelo Camões, I.P. com o patrocínio de empresas radicadas na Namíbia: Kubata City Hotel; Dunas Safari Tours; Isabel's Table; The Cork & Fork Restaurant; The Hook.
A entrada é livre. Para informações, contacte:
No dia 15 de junho de 2023, Vasco Ribeiro Casais, fundador de OMIRI, irá realizar um workshop dirigido a músicos, DJ’s, produtores e técnicos na Namíbia. O workshop OMIRI é um espaço de descoberta onde o artista partilha as suas ferramentas e métodos de trabalho.
O programa do workshop inclui: discussão e demonstrações práticas de abordar instrumentos musicais (formas tradicionais e novas abordagens); software e hardware (noções técnicas e exploração de aplicações práticas inovadoras); espaço para troca de experiências. Todos os músicos são convidados a trazer os seus instrumentos, em particular instrumentos tradicionais.
O workshop é livre, sujeito a um máximo de 20 vagas. Os artistas namibianos deverão inscrever-se até dia 12 de junho, para o seguinte email:
Esta iniciativa conta com o apoio do Camões, I.P.