A Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Instituto Camões, promove anualmente o Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo, um dos mais importantes concursos literários dedicados à Literatura Infantil em língua portuguesa.
Criado em 2002, o concurso tem como objetivo incentivar a produção literária e promover a língua portuguesa como ferramenta de expressão cultural. Aberto a autores de todos os países lusófonos: Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As participações podem ser entregues em mão na Casa da Cultura da Trofa ou enviadas via correio para a Câmara Municipal da Trofa.
Os Centros Culturais Portugueses/Camões, I.P. e as suas extensões nos países de língua portuguesa recebem os restantes textos a concurso. Todos os contos serão posteriormente encaminhados para um júri de pré-seleção do município da Trofa.
Este desafio destaca-se pelo seu compromisso com a literatura infantil e o legado de Matilde Rosa Araújo, uma das mais relevantes escritoras do género em Portugal.
O Concurso Lusófono da Trofa - Prémio Matilde Rosa Araújo concede os seguintes prémios:
- Prémio Matilde Rosa Araújo, para o Melhor Conto.
- Prémio Ilustração, para a melhor Ilustração.
O conto vencedor será ilustrado pelo vencedor do prémio ilustração a fim de possibilitar a sua publicação e lançamento nacional.
Para informações adicionais, os interessados podem solicitar através dos e-mails: