Palermo: “Palermo incontra il Portogallo”

Calendar
Camões, I.P.
Date
20.10.2025 - 22.10.2025
Location
Palermo

Description

De 20 a 22 de outubro de 2025, Palermo acolhe a segunda edição de Palermo incontra il Portogallo (Palermo encontra Portugal), um projeto que une cultura, história e música, promovendo o diálogo entre a Sicília e o mundo lusófono.

O programa inicia-se no dia 20 de outubro, às 10h00, na Università degli Studi di Palermo (DEMS, Aula Borsellino, Via Maqueda 324), com o seminário “Canção popular e poder: o fado e o salazarismo”.

A sessão propõe uma reflexão sobre a relação entre arte e poder, analisando como o fado, um dos símbolos da cultura portuguesa, sobreviveu e se transformou durante o regime salazarista.

O encerramento do evento terá lugar no dia 22 de outubro, às 21h00, com o concerto do grupo Alenfado, no Teatro Agricantus (Via XX Settembre 82, Palermo).

Uma noite dedicada à magia do fado — uma viagem musical que visa unir Portugal e a Sicília através de músicas, leituras e danças.

A iniciativa, que conta com o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e do Camões, I.P., é promovida pelo Consulado Honorário de Portugal em Palermo e pelo Departamento DEMS (Dipartimento di Scienze Politiche e delle Relazioni Internazionali)da Università degli Studi di Palermo.