Vigo: Exposição "Obras de Capa", da artista plástica Cristina Troufa
Description
No dia 11 de dezembro de 2025, pelas 19h00, terá lugar na sala polivalente do Camões – Centro Cultural Português em Vigo a inauguração de mais uma edição da exposição "Obras de Capa", este ano dedicada à artista plástica Cristina Troufa e ao escritor Pedro Almeida Maia. O evento contará com a presença da artista Cristina Troufa e do autor do projeto, Jorge Vilela.
O projeto expositivo "Obras de Capa", cuja curadoria é de Eduarda Oliveira, resulta da ideia original de representar, na capa de uma revista, ao longo de 12 meses, 12 quadros, promovendo assim o/a artista e a sua obra. Em 2024, Cristina Troufa e Pedro Almeida Maia participaram neste projeto com 12 pinturas e 12 textos, respetivamente, publicados mensalmente na "Descendências Magazine", uma revista cultural de âmbito nacional e direcionada à s comunidades portuguesas, editada pela Associação Internacional dos Lusodescendentes - AILD. ConcluÃda esta etapa, inicia-se uma exposição itinerante pelas comunidades lusófonas, que reúne não só a pintura, mas também a lÃngua portuguesa, através de textos que acompanham as obras.
Cristina Troufa, artista premiada nascida no Porto, expressa nas suas pinturas uma linguagem artÃstica contemporânea profundamente inspiradora, autorrepresentativa e autorreflexiva. Através de um processo criativo complexo, Ãntimo, intransmissÃvel e revelador, a artista conduz-nos a novas dimensões de perceção e consciência, explorando o seu interior e a essência que define a beleza do sentir.
Pedro Almeida Maia, escritor premiado nascido nos Açores, contribuiu com textos que nos transportam, de forma magistral, para uma dinâmica narrativa marcada pelo arrebatamento, surpresa, mistério, fascÃnio e admiração. A sua escrita desafia o leitor a novas motivações e a reflexões inesquecÃveis.
A visita de Cristina Troufa à Galiza incluirá ainda uma masterclass, dirigida aos alunos da Aula D, no dia 12 de dezembro, pelas 13h00.
A exposição estará patente até ao dia 18 de fevereiro de 2026.
A entrada é livre.