Parcerias da Cultura
Arte Institute
Fundado a 11 de abril de 2011, o Arte Institute é uma organização pioneira, independente e sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque, que dinamiza a produção e a difusão de artistas e projetos de arte contemporânea portuguesa, através de eventos que produz em todos os continentes.
Casa de Portugal – André de Gouveia
A Casa de Portugal – André de Gouveia (Maison du Portugal - André de Gouveia) é uma das 43 casas do campus da Cidade internacional universitária de Paris. Construída em 1967 pela Fundação Calouste Gulbenkian recebeu primeiro a designação de Casa dos Estudantes Portugueses, destinando-se a acolher maioritariamente bolseiros da Fundação Gulbenkian.
APE – Associação Portuguesa de Escritores
O Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), instituído, em 1982, é patrocinado por diversas entidades, públicas e privadas, entre as quais, o Camões, I.P. e destina-se a galardoar, anualmente, um livro de carácter romanesco ou novelístico, em português e de autor português, cuja 1.ª edição seja publicada, em Portugal, no ano anterior ao da sua entrega.
EUNIC - European Union National Institutes for Culture
O Camões, I.P. é membro fundador da EUNIC, rede constituída pelos Institutos Nacionais de Cultura da União Europeia (European Union National Institutes for Culture), em 2006, com o objetivo de promover a cooperação cultural, através do estabelecimento de parcerias entre os profissionais do setor cultural, educativo e outros, e tendo em vista um maior entendimento da diversidade cultural e linguísticas europeias.
European Union Youth Orchestra
A European Union Youth Orchestra (EUYO) – Orquestra de Jovens da União Europeia – foi fundada no Reino Unido em 1976 com o objetivo de reunir jovens talentos da União Europeia. As audições realizam-se anualmente em cada um dos países membros da UE com o objetivo de selecionar 140 jovens músicos com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos.
Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro
Concessão de um apoio anual para a conservação e restauro de obras do acervo do Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona no centro da cidade do Rio de Janeiro.
Município de Trofa
A Câmara Municipal da Trofa instituiu o Concurso Lusófono da Trofa, uma iniciativa apoiada pelo Camões, I.P., destinada a promover a Literatura Infantil. O concurso pretende “divulgar autores de língua oficial portuguesa” e “estimular hábitos de leitura e de escrita criativa”, sendo aberto às participações de Portugal, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.