Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao formando: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto de atuação.
Objetivos
Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao formando:
- compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com conceitos adjacentes (Língua Materna - LM, Língua Estrangeira - LE e Língua Segunda – L2);
- compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno-falante de Herança;
- identificar as imagens das línguas, dos povos e do próprio ensino e aprendizagem, refletindo sobre as suas implicações educativas;
- intervir no seu contexto de atuação, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A), partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados.
Organização e metodologia
A estrutura do curso assenta na sequenciação de módulos, alternando-se atividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), através de trabalho autónomo e trabalho colaborativo.
A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:
- trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas);
- trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas;
- realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos).
Os conteúdos da ação de formação são os seguintes:
- Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
- Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática do ensino e transmissão de Português Língua de Herança;
- Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
- Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
- Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
- Discurso como veículo de imagens e representações de Língua de Herança e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
- Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português Língua de Herança, em particular;
- A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.
Calendarização das sessões de trabalho colaborativo:
- Arranque: 2h
- Reflexão teórica: 14h
- Como se faz um projeto de I&A: 4h
- Implementação do projeto de I&A: 16h
- Avaliação e balanço: 4h
Duração
O curso tem uma duração de 40 horas.
Propina
A frequência do curso implica o pagamento de 200 €;
No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 150 €.
Avaliação
A avaliação será contínua e a aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Os termos de avaliação serão os seguintes:
- 25%: Reflexão teórica final (documento escrito elaborado segundo as orientações fornecidas).
- 25%: Participação pertinente e regular nas discussões online (síncronas e assíncronas).
- 50%: Projeto de Investigação-Ação, de acordo com a seguinte distribuição:
- 40%: Relatório final do projeto de Investigação-Ação (com entrega atempada, correção formal e descrição e análise crítica do projeto implementado, com referência ao impacto na prática pedagógica – documento escrito elaborado segundo as orientações fornecidas).
- 10%: Apresentação e discussão oral individual de cada projeto de Investigação-Ação, numa sessão conjunta síncrona (videoconferência).
Certificação
Ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Curso de formação, com o registo nº CCPFC/ACC-113924/22, relevando para a progressão em carreira de Professores de português dos grupos 300, 220, 210, 200, 110.