Didática do Português Língua de Herança

Este curso visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas que permitam ao formando: compreender o conceito de Língua de Herança (LH); compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno e falante de Língua de Herança; intervir adequadamente no seu contexto de atuação.

Objetivos

Esta ação visa contribuir para o desenvolvimento de competências pedagógico-didáticas e investigativas que permitam ao formando:

  • compreender o conceito de Língua de Herança (LH), na sua diferenciação e articulação com conceitos adjacentes (Língua Materna - LM, Língua Estrangeira - LE e Língua Segunda – L2);
  • compreender as implicações psicolinguísticas e didáticas que advêm do reconhecimento da especificidade do aluno-falante de Herança;
  • identificar as imagens das línguas, dos povos e do próprio ensino e aprendizagem, refletindo sobre as suas implicações educativas;
  • intervir no seu contexto de atuação, com base no desenvolvimento de um projeto de Investigação-Ação (I&A), partindo do questionamento das práticas e de valores localmente identificados.

Organização e metodologia

A estrutura do curso assenta na sequenciação de módulos, alternando-se atividades de reflexão e de prática, repartidas pelas diversas modalidades de participação (principalmente assíncrona), através de trabalho autónomo e trabalho colaborativo.

A ação pretende articular formação em autonomia e colaborativa, de acordo com a seguinte distribuição:

  • trabalho de formação teórica individualizada e em autonomia (realização das leituras aconselhadas);
  • trabalho de formação teórica colaborativa: discussão mediatizada por computador (síncrona e assíncrona) acerca das leituras efetuadas;
  • realização de um projeto de Investigação‐Ação (desde a fase de conceção até à fase de análise dos dados recolhidos).

Os conteúdos da ação de formação são os seguintes:

  • Conceito de Língua de Herança, Língua Estrangeira, Língua Materna e Língua Segunda;
  • Pressupostos de base psicossocial, linguística e didática do ensino e transmissão de Português Língua de Herança;
  • Conceito de Competência Plurilingue e Intercultural;
  • Interações e sinergias interlinguísticas no desenvolvimento da Competência Plurilingue e Intercultural;
  • Conceito de imagem, representação social, estereótipo e outros termos relacionados (crença, opinião, …);
  • Discurso como veículo de imagens e representações de Língua de Herança e culturas: foco nos discursos de ensino e de aprendizagem e nos discursos reguladores;
  • Produtividade dos conceitos anteriormente elencados na investigação em Educação em Línguas, em geral, e no ensino do Português Língua de Herança, em particular;
  • A sala de aula como espaço heterogéneo de rentabilização e transformação de imagens e representações, de conhecimentos linguístico-comunicativos e culturais prévios, de percursos pessoais de aprendizagem e de discursos políticos.

Calendarização das sessões de trabalho colaborativo:

  • Arranque: 2h
  • Reflexão teórica: 14h
  • Como se faz um projeto de I&A: 4h
  • Implementação do projeto de I&A: 16h
  • Avaliação e balanço: 4h

Duração

O curso tem uma duração de 40 horas.

Propina

A frequência do curso implica o pagamento de 200 €;
No caso dos docentes da rede de Ensino do Português no Estrangeiro e agentes de Cooperação do Camões, I.P. o custo do curso é de 150 €.

Avaliação

A avaliação será contínua e a aprovação no curso dependerá da obtenção de classificação igual ou superior a 5 valores e da frequência mínima de 2/3 do total de horas da ação. Os termos de avaliação serão os seguintes:

  • 25%: Reflexão teórica final (documento escrito elaborado segundo as orientações fornecidas).
  • 25%: Participação pertinente e regular nas discussões online (síncronas e assíncronas).
  • 50%: Projeto de Investigação-Ação, de acordo com a seguinte distribuição:
    • 40%: Relatório final do projeto de Investigação-Ação (com entrega atempada, correção formal e descrição e análise crítica do projeto implementado, com referência ao impacto na prática pedagógica – documento escrito elaborado segundo as orientações fornecidas).
    • 10%: Apresentação e discussão oral individual de cada projeto de Investigação-Ação, numa sessão conjunta síncrona (videoconferência).

Certificação

Ação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, na modalidade de Curso de formação, com o registo nº CCPFC/ACC-113924/22, relevando para a progressão em carreira de Professores de português dos grupos 300, 220, 210, 200, 110.