Formação de Professores

Aprendizagem Ativa, Ensino a Distância e Tecnologias Educativas Emergentes (1.º e 2.º CEB e Secundário)

A ubiquidade do ensino a distância exige ir além da simples transposição de aulas presenciais para o digital. A investigação aponta ganhos quando metodologias ativas, como sala de aula invertida e problem-based learning, são suportadas por tecnologias emergentes como inteligência artificial generativa (IAG), realidade aumentada e analíticas de aprendizagem. Persistem, porém, necessidades de formação na conceção de experiências online interativas e na seleção criteriosa de aplicações digitais.

Ler mais...

Vozes das margens: Literaturas africanas e afrodescendentes

O curso propõe uma abordagem crítica e interdisciplinar de obras literárias escritas por mulheres africanas e afrodescendentes, valorizando a diversidade de vozes e experiências oriundas de diferentes contextos culturais e geográficos. Estruturada em quatro módulos, a ação de formação promove a leitura contextualizada de textos que abordam as heranças do colonialismo, os processos de construção da memória histórica, as dinâmicas de migração e pertença, as intersecções entre género, corpo e poder, as formas de silêncio, contenção e exclusão, e as respetivas estratégias discursivas de resistência, subversão e reconfiguração simbólica.

Ler mais...

Inteligência Artificial para ensino e aprendizagem de línguas (3.º CEB e Secundário)

A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar a educação, tornando-a mais personalizada, eficiente e eficaz. A aprendizagem na sala de aula é apenas uma parte do todo que é a IA na educação, pois os algoritmos continuam a trabalhar para proporcionar a cada aluno tarefas adaptadas ao seu perfil. A educação é a melhor solução a longo prazo para combater os problemas de desemprego relacionados com a integração da IA nas diferentes áreas da sociedade.

Ler mais...

Do Presencial ao Online no Ensino de Português como Língua Segunda

Ensinar e aprender línguas a distância está a tornar-se numa prática cada vez mais relevante no contexto educacional. A transição do ensino presencial para o online apresenta desafios e oportunidades únicas para professores de línguas, exigindo uma adaptação não apenas das metodologias de ensino, mas também das estratégias de envolvimento e avaliação.

Ler mais...

Inteligência Artificial para ensino e aprendizagem de línguas (1.º e 2.º CEB)

A Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de transformar a educação, tornando-a mais personalizada, eficiente e eficaz. A aprendizagem na sala de aula é apenas uma parte do todo que é a IA na educação, pois os algoritmos continuam a trabalhar para proporcionar a cada aluno tarefas adaptadas ao seu perfil. A educação é a melhor solução a longo prazo para combater os problemas de desemprego relacionados com a integração da IA nas diferentes áreas da sociedade.

Ler mais...

O desenvolvimento da competência intercultural no ensino de línguas

No campo da Didática da Língua Estrangeira é, hoje, amplamente reconhecido que, no processo de aprendizagem de uma nova língua, para além de proficiência linguística, é necessário promover-se a aquisição de conhecimento sobre o modo como a cultura e a língua se interrelacionam.

Ler mais...

A Gamificação e o Escape Room Educativo no ensino das línguas

As tecnologias digitais moldam o mundo e algumas têm grande potencial na educação. Mas a sua integração e eficácia dependem das escolhas metodológicas, da conceção de material didático de qualidade e da sua operacionalização. Por isso, o professor tem de ter um conhecimento alargado e consistente de diferentes metodologias participativas e ferramentas digitais, para uma incorporação adequada das mesmas no processo de ensino-aprendizagem. 

Ler mais...

Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula

A formação tem como objetivos clarificar os princípios fundamentais do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELBT) e ilustrar a sua implementação em contexto de ensino e aprendizagem de Português como Língua Não Materna (PLNM), com base em lições/sequências de aprendizagem, estratégias metodológicas e materiais didáticos variados.

Propõe-se um percurso formativo que começa com uma breve apresentação da base conceptual e científica que sustenta o ELBT, com destaque para alguns resultados recentes e exemplos de boas práticas.

Ler mais...

Competências e ferramentas digitais no ensino das línguas

A suspensão do ensino presencial, decorrente da situação pandémica forçou professores, alunos e famílias a usar as tecnologias digitais e a encará-las como ferramentas de aprendizagem. Como refere a OCDE, é mais importante do que nunca mobilizar apoio para a inovação, a resiliência e a mudança na educação. Para isso, precisamos de encontrar e de implementar novas metodologias e estratégias de transformação digital na educação.

Ler mais...

Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna

O curso pretende corresponder às necessidades de formação básica de um grupo diversificado de profissionais (professores, educadores e outros) que atuam (ou pretendem vir a atuar) na área do ensino de Português como Língua Não Materna (Língua Segunda e Língua Estrangeira). Visa, nesse sentido, reunir formandos com experiências pessoais e profissionais distintas e mutuamente enriquecedoras nesta área. 

Dado, no entanto, o seu perfil propedêutico, o curso adequa-se, igualmente, a todos quantos, cumprindo as condições de acesso, manifestem interesse e curiosidade pelas temáticas a abordar.

Ler mais...