Português para Hotelaria - Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Português para Hotelaria

Este curso destina-se a todos os rececionistas de hotel, atuais ou futuros, que queiram desenvolver conhecimentos sobre a linguagem específica utilizada no setor hoteleiro no contacto direto com o cliente, tanto a nível oral como escrito. Independentemente dos países onde os alunos exercem as suas funções, pretende-se que no final do curso todos saibam interagir de forma adequada nas várias tarefas discursivas que o rececionista de hotel desempenha no seu quotidiano. Os participantes devem possuir um conhecimento intermédio da língua portuguesa.

O curso tem em conta as atividades e competências da profissão de Rececionista de Hotel, tal como constam no Catálogo Nacional das Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional. 

Objetivos

No fim do curso, o aluno deverá:

  • Conhecer o funcionamento do setor da hotelaria em Portugal;
  • Saber interagir nas tarefas discursivas mais frequentes do quotidiano de um rececionista de hotel;
  • Saber atender os clientes de forma adequada, respondendo a pedidos diversos sobre alojamento, serviços, restauração, informações turísticas, ou outros;
  • Saber interagir de maneira proficiente em português, de maneira a proporcionar um serviço de qualidade e satisfazer os clientes.

Metodologia

Utilizar-se-á uma metodologia baseada em tarefas. Para cada tarefa, o foco será dado a conteúdos a nível discursivo, morfossintático, lexical e cultural. Deverão ser trabalhados os atos de fala específicos a cada situação de comunicação, os mecanismos linguísticos necessários para a sua formulação, o vocabulário útil e as noções ou hábitos da cultura portuguesa relacionados com a tarefa discursiva em questão.

O trabalho a realizar pelo aluno de forma autónoma propõe uma imersão linguística neste setor profissional em português norma de Portugal, através de documentos autênticos e de situações de comunicação reais que têm lugar na receção de um hotel.

Apesar de se privilegiar o desenvolvimento de competências linguísticas a nível oral, decorrente das especificidades das tarefas dos rececionistas de atenderem o cliente presencialmente, também será realizado um trabalho a nível escrito.

Duração

O curso estrutura-se em 6 módulos.

Prevê-se que os participantes despendam 6 horas por semana nas diversas atividades do curso que serão colocadas na plataforma:

Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários;

Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.

O horário da interação oral semanal com o tutor será marcado no início do curso e manter-se-á durante toda a duração do mesmo. Situações excecionais e pontuais de alteração deste horário terão de ser acordados com o tutor.

Propina

A frequência do curso implica o pagamento de 200 €.

Avaliação

A avaliação do curso baseia-se numa avaliação contínua composta por vários itens:

  • Regularidade de acesso à plataforma/ percursos na plataforma;
  • Dúvidas apresentadas por email/ fórum /comentários;
  • Cumprimento das tarefas da plataforma:
  • Realização dos diversos exercícios da plataforma;
  • Elaboração de textos sobre os temas das unidades (os exercícios de produção escrita serão avaliados pelo tutor)
  • Interação no Skype – perguntar e responder sobre um assunto relacionado com o tema da unidade (a produção oral é aferida de imediato nas interações com o tutor).

A aprovação no curso depende da participação em 2/3 das interações orais e da realização de 2/3 das atividades de expressão escrita.

Certificação

Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.