Este curso destina-se a todos os rececionistas de hotel, atuais ou futuros, que queiram desenvolver conhecimentos sobre a linguagem específica utilizada no setor hoteleiro no contacto direto com o cliente, tanto a nível oral como escrito. Independentemente dos países onde os alunos exercem as suas funções, pretende-se que no final do curso todos saibam interagir de forma adequada nas várias tarefas discursivas que o rececionista de hotel desempenha no seu quotidiano. Os participantes devem possuir um conhecimento intermédio da língua portuguesa.
O curso tem em conta as atividades e competências da profissão de Rececionista de Hotel, tal como constam no Catálogo Nacional das Qualificações da Agência Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional.
Objetivos
No fim do curso, o aluno deverá:
- Conhecer o funcionamento do setor da hotelaria em Portugal;
- Saber interagir nas tarefas discursivas mais frequentes do quotidiano de um rececionista de hotel;
- Saber atender os clientes de forma adequada, respondendo a pedidos diversos sobre alojamento, serviços, restauração, informações turísticas, ou outros;
- Saber interagir de maneira proficiente em português, de maneira a proporcionar um serviço de qualidade e satisfazer os clientes.
Metodologia
Utilizar-se-á uma metodologia baseada em tarefas. Para cada tarefa, o foco será dado a conteúdos a nível discursivo, morfossintático, lexical e cultural. Deverão ser trabalhados os atos de fala específicos a cada situação de comunicação, os mecanismos linguísticos necessários para a sua formulação, o vocabulário útil e as noções ou hábitos da cultura portuguesa relacionados com a tarefa discursiva em questão.
O trabalho a realizar pelo aluno de forma autónoma propõe uma imersão linguística neste setor profissional em português norma de Portugal, através de documentos autênticos e de situações de comunicação reais que têm lugar na receção de um hotel.
Apesar de se privilegiar o desenvolvimento de competências linguísticas a nível oral, decorrente das especificidades das tarefas dos rececionistas de atenderem o cliente presencialmente, também será realizado um trabalho a nível escrito.
Duração
O curso estrutura-se em 6 módulos.
Prevê-se que os participantes despendam 6 horas por semana nas diversas atividades do curso que serão colocadas na plataforma:
Trabalho autónomo: Leitura e escuta de materiais relativos aos módulos que compõem o curso; execução de tarefas e exercícios vários;
Trabalho com o tutor: 30 minutos por semana de interação oral com o respetivo tutor; interação através do fórum da plataforma acerca de dúvidas, dificuldades e outros aspetos do interesse dos participantes.
O horário da interação oral semanal com o tutor será marcado no início do curso e manter-se-á durante toda a duração do mesmo. Situações excecionais e pontuais de alteração deste horário terão de ser acordados com o tutor.
Propina
A frequência do curso implica o pagamento de 200 €.
Avaliação
A avaliação do curso baseia-se numa avaliação contínua composta por vários itens:
- Regularidade de acesso à plataforma/ percursos na plataforma;
- Dúvidas apresentadas por email/ fórum /comentários;
- Cumprimento das tarefas da plataforma:
- Realização dos diversos exercícios da plataforma;
- Elaboração de textos sobre os temas das unidades (os exercícios de produção escrita serão avaliados pelo tutor)
- Interação no Skype – perguntar e responder sobre um assunto relacionado com o tema da unidade (a produção oral é aferida de imediato nas interações com o tutor).
A aprovação no curso depende da participação em 2/3 das interações orais e da realização de 2/3 das atividades de expressão escrita.
Certificação
Aos participantes que frequentarem com sucesso este curso será atribuído um certificado.