Está aberta a segunda edição do concurso “Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa”, numa iniciativa da Porto Editora, do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e do Plano Nacional de Leitura, destinada a alunos que estudam português, em todo o mundo. Até 28 de fevereiro de 2021, os concorrentes podem expressar a sua voz literária em português, através de um conto inédito.
O concurso está associado ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, efeméride consagrada pela UNESCO que se assinala a 5 de maio e que visa promover a língua portuguesa no mundo, através do estímulo à escrita criativa.
O concurso dirige-se aos milhares de estudantes que frequentam cursos de língua portuguesa, na rede de Ensino Português no Estrangeiro (EPE), em leitorados do Camões, I.P. e em universidades com Centros de Língua Portuguesa (CLP) do Camões, I.P.
Nesta segunda edição, apadrinhada pelo escritor Manuel Jorge Marmelo, os candidatos têm de escrever um conto inédito (entre uma e três páginas) que se enquadre num dos seguintes temas: «Centenário de nascimento de José Saramago» ou «Os Oceanos». Todos os trabalhos deverão ser supervisionados por um professor, que atestará, por escrito, a autoria e originalidade dos mesmos.
Para assegurar a abrangência da iniciativa, foram definidas cinco categorias, atendendo à idade e aos níveis de proficiência linguística dos alunos.
O período de submissão das obras a concurso termina a 28 de fevereiro de 2022 e os vencedores serão anunciados no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de maio de 2022.
A Porto Editora publicará os contos premiados na página oficial de Ensino Português no Estrangeiro, tal como fez na primeira edição do concurso O livro digital que reúne os contos vencedores de 2021 pode ser consultado aqui.